Pesquisa: Romeu Zema seria reeleito Governador vencendo em 11 das 12 regiões de Minas

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

De acordo com a pesquisa exclusiva DataTempo/Cp2 que o Jornal O TEMPO e Belo Horizonte divulgou, o Governador Romeu Zema seria reeleito Governador de Minas Gerais 2022/2025.

Foram testados dois cenários numa possível disputa e em ambos o Governador Romeu Zema (NOVO), seria reeleito no 1° Turno, por obter percentual de intenção de votos maior do que todos adversários somados.

No primeiro cenário, além de Zema, foram apresentados os nomes do Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), e mais oito nomes, dentre eles, os empresários Salim Mattar e Rubens Menin, o presidente da Assembleia de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB).

Já o segundo cenário testado foi retirado o nome do Senador Rodrigo Pacheco, vale ressaltar que Pacheco tem seu nome entre os possíveis presidenciáveis. Além de Pacheco os outros oito candidatos menos citados também foram retirados da nova simulação, e incluído o nome de Áurea Carolina (PSOL).

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

O instituto também realizou um comparativo de desempenho nas 12 Microrregiões do estado, entre os dois principais concorrentes ao cargo, o atual Governador Romeu Zema (NOVO) e o Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Chama a atenção o fato de Zema vencer em 11 das 12 Microrregiões, ficando atrás apenas na Região Metropolitana de BH, ainda assim, com uma diferença de apenas 9,1%.

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

O Instituto perguntou também qual seria o perfil de governante desejado pelos entrevistados

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

Também foi medido o potencial de voto de cada possível candidato, mais uma vez o Governador Romeu Zema obteve as melhores referências.

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

Outra análise realizada, foi sobre uma possível transferência de votos, para Zema ou Kalil, caso Rodrigo Pacheco (DEM), Reginaldo Lopes (PT) e Áurea Carolina (PSOL), não concorram ao cargo de Governador.

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

E, por fim, a pesquisa fez um recorte de desempenho dos 4 candidatos posicionados abaixo de Zema e Kalil, em regiões onde obtém melhores resultados.

EDITORIA DE ARTE – JORNAL O TEMPO

LEIA TAMBÉM!