Bill marca de pênalti, América vence Juventude e mantém liderança da Série B

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Fonte: Daniel Hott/América-MG

O América mostrou a força de seu elenco e conquistou uma importante vitória, fora de casa, para manter a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo desfalcado de seu principal jogador – Ruy lesionou a panturrilha esquerda – e também do lateral-direito Norberto, o Coelho foi até o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e bateu o Juventude, forte concorrente ao acesso e ao título. O gol mineiro foi marcado por Bill, de pênalti.

Com a vitória, o América foi aos 33 pontos e não pode ser alcançado pelo Guarani. O Bugre tem 28 pontos ainda faz seu jogo na 17ª rodada. Neste sábado, a equipe de Campinas recebe o Londrina no Brinco de Ouro. A derrota deixa o Juventude com 27. O clube gaúcho foi ultrapassado pelo Internacional e ainda pode perder mais posições até o fechamento da rodada.

Na próxima rodada, o América recebe o Londrina no Independência, às 20h30 de terça-feira. O Juventude joga no mesmo dia, às 19h15. A equipe gaúcha vai até Florianópolis, onde enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

O jogo – Com dois volantes no lugar dos desfalques de Norberto e Ruy, Enderson Moreira conseguiu dar boa consistência defensiva ao América para segurar a pressão inicial do Juventude no Alfredo Jaconi. O time da casa não conseguia os espaços para criar e abusou das jogadas pelos lados. Porém, na maioria das vezes, as investidas acabavam em cruzamentos na área. A defesa americana teve boa presença e conseguiu afastar os perigos.

Na parte ofensiva, o Coelho conseguia a transição rápida para aproveitar os espaços. A marcação por pressão característica do time também esteve presente. E, como de costume, deu certo. Aos 10 minutos, Luan recebeu bola espirrada na área e foi travado com falta pelo zagueiro Domingues. Pênalti que Bill, com muita tranquilidade, convertei para abrir o placar para o América. 1 a 0.

Um minuto depois, por pouco o América não ampliou. Em mais um abafa na zaga adversária, a bola sobrou para Ernandes, que se desequilibrou e chutou mal. Domingues tirou para escanteio. Ernandes ainda teve mais uma boa oportunidade aos 28′. O meio-campista se infiltrou pelo lado esquerdo do ataque, passou pela marcação e chutou forte, cruzado. A bola passou perto, para fora, assustando o goleiro Oliveira.

O Juventude voltou para a segunda etapa pressionando em busca do gol de empate. A equipe gaúcha não conseguia passar pelo bloqueio americano. Nos contra-ataques, os volantes do Coelho tinham muito espaço para infiltrações. Aos 13′, Ernandes arriscou de fora da área com perigo. Luan também teve oportunidades, mas falhava nas finalizações.

O jogo ficou mais franco, o Juventude parou de só levantar bolas na área do América e teve duas boas chances. Na primeira, aos 22′, João Ricardo defendeu chute cruzado de Tiago Marques. Na segunda, aos 25′, Caion escora cruzamento de Ramon e a bola vai na trave. Aos 27′, Micael aproveitou cruzamento e cabeceou com perigo por cima do gol.

Para evitar só se defender até o fim, o América tentava assegurar a vitória. Aos 34′, Luan puxou contragolpe e lançou Hugo Almeida, que finalizou para fora. Três minutos depois, Neto Moura bateu falta no ângulo, mas Oliveira espalmou para fora. No fim, mesmo com muita pressão dos donos da casa, o Coelho segurou a vitória que o mantém na liderança da Série B até a próxima rodada.

JUVENTUDE 0 x 1 AMÉRICA

Juventude

Oliveira; Tinga, Domingues, Micael e Bruno Collaço; Wanderson, Lucas (Ramon), Leilson e Wallacer (Caprini); Tiago Marques e Caion (Juninho)

Técnico: Gilmar Dal Pozzo

América

João Ricardo; Juninho, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Zé Ricardo, Ernandes, Neto Moura (David) e Matheusinho (Hugo Cabral); Luan e Bill (Hugo Almeida)

Técnico: Enderson Moreira

Gols: Bill, aos 10′ do 1ºT (América)

Cartões amarelos: Caion, Lucas e Domingues (Juventude); Zé Ricardo, Rafael Lima e João Ricardo (América)

Motivo: 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Data e horário: 28 de julho (sexta-feira), às 19h15

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP/CBF)

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP/CBF) e Daniel Paulo Ziolli (SP/CBF)

Superesportes

LEIA TAMBÉM!