ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Caminhar é atividade saudável para corpo e mente

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Foto: Prefeitura de Uberlândia

Vento no rosto e cheiro da natureza. Qualquer atividade ao ar livre é prazerosa por estimular todos os sentidos. E no Parque do Sabiá, onde a pista de mais de 5km é margeada por árvores e um gramado sem fim, a caminhada acaba sendo uma das várias opções para quem quer se exercitar sem as restrições existentes nos espaços cobertos. O local funciona diariamente das 5h às 22h e reúne frequentadores assíduos, como o funcionário público Agenor David.

“Comecei a caminhar no parque há uns sete anos e não parei mais. Minha vida era complemente sedentária, de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Todos os dias, às 6h30, já estou caminhando. Me sinto muito melhor e saudável”, contou. Como essa atividade física não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e traz benefícios (como a melhora do condicionamento físico), além de ser saudável para a saúde do corpo e da mente, é uma das preferidas de quem escolhe o Parque do Sabiá para se exercitar.

Cuidados necessários

No entanto, para caminhar é necessário utilizar roupas mais leves, calçado adequado, não descuidar da hidratação e ter cuidados extras com a exposição ao sol. “Para ser confortável, o calçado deve ter uma pequena plataforma, que absorva o impacto do peso do corpo. A caminhada pode ser feita em qualquer horário, desde que a pessoa não tenha nenhuma restrição médica”, explicou Edson Lopes, coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida, da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Benefícios

De acordo com estudos médicos, caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

O exercício deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, controla a vontade de comer, mantém o peso em equilíbrio e emagrece, protege contra derrames e infartos e é uma importante aliada ao controle da insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo.

Benefícios que José Silva consegue perceber. “Depois que comecei a caminhar, perdi mais de 15 kg, melhorei minha alimentação, minha glicose ficou controlada e hoje, minha saúde é outra. O Parque do Sabiá é uma benção na minha vida”, disse o aposentado.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!