Confira o histórico entre Atlético e América em decisões

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Os rivais já se enfrentaram seis vezes em jogo que valia o título do Campeonato Mineiro, com três vitórias para cada lado

Atleticanos e americanos estarão em campo nos dois próximos finais de semana, para mais uma decisão do Campeonato Mineiro. Os rivais de Belo Horizonte conquistaram a vaga após eliminarem Tombense e Cruzeiro, respectivamente, nas semifinais da competição. Será a sétima vez na história do estadual que Coelho e Galo farão um jogo que vale o título do campeonato. A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram em tal situação, foi em 1948. Na ocasião, o América levou a melhor. Dez anos depois, em 1958, foi a vez do Galão da Massa dar o troco e erguer o troféu. Os time demoraram 40 anos para se enfrentarem novamente em uma disputa por título, somente em 1999 aconteceu o terceiro duelo. Em uma decisão em dois jogos, o alvinegro novamente ficou com a taça.

Em 2001, aconteceu o quarto encontro em decisões. Com direito a uma goleada por 4 a 1 no primeiro jogo, o América tornou-se campeão e empatou o histórico contra o rival. Em 2012, os atleticanos sorriram por último, com uma vitória por 3 a 0 no segundo jogo da final. A última vez que os times decidiram o título estadual, foi em 2016. Os americanos venceram a primeira partida, por 2 a 1, e seguraram o empate no jogo da volta (1 a 1). Esta também foi a última vez que o América conquistou o Campeonato Mineiro. O clube é o terceiro maior campeão, com 16 títulos. O Atlético é o maior campeão mineiro da história, com 45 taças. O Galo também conta com 39 vices, tendo portanto, terminado 84 vezes entre os dois primeiros colocados. Esta também será a 15ª final consecutiva do Atlético, no Campeonato Mineiro.

Campeonato Mineiro de 1948:

América 3–1 Atlético (América campeão)

Campeonato Mineiro de 1958:

Atlético 1–0 América (Atlético campeão)

Campeonato Mineiro de 1999:

América 0 a 0 Atlético
Atlético 1–0 América (Atlético campeão)

Campeonato Mineiro de 2001:

América 4–1 Atlético
Atlético 3–1 América (América campeão)

Campeonato Mineiro de 2012:

América 1–1 Atlético
Atlético 3–0 América (Atlético campeão)

Campeonato Mineiro de 2016:

América 2–1 Atlético
Atlético 1–1 América (América campeão)

LEIA TAMBÉM!