Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno e mira vice-liderança do Brasileiro

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Com três vitórias, um empate e uma derrota, Cruzeiro tem a terceira melhor campanha do returno. Fonte: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Ao bater o Bahia por 1 a 0 na noite desse domingo, no Mineirão, o Cruzeiro se manteve na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos, e atingiu a terceira melhor campanha do returno da competição.

Com três vitórias, um empate e uma derrota, a equipe celeste tem 66,67% de aproveitamento e leva vantagem no saldo de gols sobre o Atlético-GO: 3 a 2. O melhor time da segunda metade da Série A é o Botafogo, com 12 pontos. Em seguida vem o Avaí, com 11.

Os 10 pontos somados em 15 possíveis fazem a Raposa sonhar com a vice-liderança da competição, já que o segundo colocado Grêmio (43) contabilizou apenas uma vitória e um empate nos últimos cinco jogos. A diferença entre os clubes caiu de 12 pontos, ao término do turno, para seis, na 24ª rodada.

Em entrevista coletiva depois do jogo contra o Bahia, o técnico Mano Menezes considerou plausível alcançar o Grêmio na competição. “Não estamos mirando o Corinthians (líder, com 53), que ficou muito distante. Mas miramos um adversário que eliminamos na Copa do Brasil, o Grêmio (vice-líder, com 43). Estamos crescendo no segundo turno, fazendo um campeonato que o Cruzeiro merece”.

Números em casa

Além de permanecer no G6 – zona de classificação para a Copa Libertadores de 2018 –, o Cruzeiro obteve quase 64% de aproveitamento no Mineirão e é o time que menos perdeu em casa. São seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 12 jogos.

O único tropeço como mandante ocorreu em 4 de junho: 2 a 0 para a Chapecoense, pela quarta rodada.

Melhor sequência

Há quatro jogos sem revés na Série A, a Raposa registrou sua maior série invicta na competição, tal como fez entre a 12ª e a 15ª rodada. Na sequência atual, o aproveitamento é superior: 83,3% (três vitórias e um empate). Na anterior, o time contabilizou 66,66% dos pontos (duas vitórias e dois empates).

Séries de invencibilidade no Brasileiro

21ª rodada – Cruzeiro 2×0 Sport (Mineirão) – 20/8

22ª rodada – Cruzeiro 1×1 Santos (Mineirão) – 27/8

23ª rodada – Chapecoense 1×2 Cruzeiro (Arena Condá) – 10/9

24ª rodada – Cruzeiro 1×0 Bahia (Mineirão) – 17/9

12ª rodada – Cruzeiro 3×1 Palmeiras (Mineirão) – 9/7

13ª rodada – Atlético-PR 0x2 Cruzeiro (Arena da Baixada) – 12/7

14ª rodada – Cruzeiro 1×1 Flamengo (Mineirão) – 16/7

15ª rodada – Fluminense 1×1 Cruzeiro (Giulite Coutinho) – 20/7

Missão para time alternativo

Um time alternativo terá a missão de manter o bom momento do Cruzeiro no Brasileiro diante do lanterna Atlético-GO, domingo, às 16h, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Mano Menezes já adiantou que os titulares serão poupados, pois a prioridade em curto prazo é a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo – marcada para a próxima quarta-feira, dia 27, às 21h45, no Mineirão. Na ida, as equipes empataram por 1 a 1, no Maracanã.

Mesmo se utilizasse titulares, o Cruzeiro já não teria à disposição contra o Atlético-GO o zagueiro Leo e os armadores Robinho e Thiago Neves, que receberam o terceiro cartão amarelo no duelo com o Bahia. O volante Lucas Silva, que é reserva, foi expulso no segundo tempo e também cumprirá suspensão na próxima rodada.

Superesportes

LEIA TAMBÉM!