Mesmo sem vitória na estreia, futebol competitivo enche o torcedor de esperanças


O Coelho estreou na temporada de 2017 diante da torcida americana, mas ficou no empate em 0 a 0 com o Ceará, na noite desta quinta-feira (26/1), na Arena Independência, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B da Copa da Primeira Liga. A renovada equipe americana, que atuou com sete reforços no time titular, fez por merecer uma vitória, mas parou no forte sistema defensivo cearense. E mesmo sem vitória, o futebol competitivo agradou à maioria dos torcedores que esteve no Independência e viu uma equipe competitiva, que batalhou até o último minuto em busca da vitória.

Com o empate, o time americano fica com um ponto no Grupo B da Copa da Primeira Liga. Na segunda rodada, o adversário será o Flamengo, dia 16 de fevereiro, fora de casa. O próximo jogo, no entanto, será contra o Democrata-GV, domingo, na estreia do Campeonato Mineiro, em Governador Valadares, no Estádio José Mammoud Abbas.

NO QUASE

A temporada americana começou com um jogo de muito equilíbrio. Enfrentando uma equipe bem postada defensivamente, o América encontrava dificuldades para passar pelo bloqueio defensivo do Ceará. Porém, com paciência, o América trocava passes em busca do melhor momento para finalizar.

E, aos 15 minutos, o gol quase saiu. O lateral esquerdo Ernandes acionou o meia Matheusinho, que dominou e chutou com muita categoria. O goleiro Éverson fez uma grande defesa e desviou a bola por cima do travessão.

Aos 25 minutos, o volante Gerson Magrão cobrou escanteio e Ernandes chutou de primeira, mas a bola foi defendida pelo goleiro adversário. Aos 34 minutos, o Coelho criou uma jogada de grande plasticidade. No lance, o atacante Hugo Almeida recebeu a bola de costas para o gol e deu um belo passe de calcanhar para Matheusinho, aberto pelo lado direito. O meia cruzou para Alex Silva, mas o lateral não alcançou a bola.

O time cearense, por sua vez, não agredia, facilitando a vida do goleiro João Ricardo, pouco exigido na primeira etapa.

PRESSÃO

No segundo tempo, o Coelho voltou com mais ímpeto ofensivo e aplicou uma grande pressão sobre a equipe adversária. Logo no primeiro minuto, Ernandes arriscou de fora da área para a defesa do goleiro cearense. Cinco minutos depois, aconteceu a melhor chance americana. Gerson Magrão cruzou na medida para Hugo, dentro da área, mas o atacante cabeceou para fora uma bola que passou raspando a trave adversária.

A pressão continuava forte, mas o time americano não conseguia definir as jogadas. As investidas eram sempre cortadas pela zaga cearense, como ocorreu em um bom lance construído aos 22 minutos. Matheusinho lançou Gustavo Blanco na área e o volante do Coelho limpou a marcação e finalizou, mas o zagueiro Rafael Pereira cortou a jogada com o peito.

A partir dos 30 minutos, o técnico Enderson Moreira promoveu mudanças na equipe. Primeiro, o treinador tirou Hugo Almeida para a entrada do atacante Felipe Amorim. Na sequência, foi a vez de entrar o atacante Rubens no lugar de Alex Silva. E, por último, o técnico trocou Gustavo Blanco pelo volante Jataí.

O América ainda tentou seu gol e teve chances também em cobrança de falta do zagueiro Renato Justi. Quase no fim do jogo, aos 43, um grande susto. O volante Richardson, do Ceará, arriscou um chute de muito longe e a bola foi parar no travessão do goleiro João Ricardo, que depois conseguiu fazer a defesa no lance. Nos instantes finais, o time ainda teve uma chance com Matheusinho, que demorou a finalizar e a defesa aliviou, permanecendo o empate sem gols.

FICHA DO JOGO

AMÉRICA 0 X 0 CEARÁ

Estádio: Arena Independência, em Belo Horizonte

Motivo: 1ª rodada do Grupo B da Copa da Primeira Liga
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Nadine Câmara Bastos (SC) e Eli Alves (SC)

Cartões amarelos: Alex Silva, Jataí (América); Jackson Caucaia (Ceará).

AMÉRICA
João Ricardo; Auro, Alex Silva (Rubens), Rafael Lima, Renato Justi e Gerson Magrão; Ernandes, Gustavo Blanco (Jataí), Tony e Matheusinho; Hugo Almeida (Felipe Amorim). Técnico: Enderson Moreira

CEARÁ
Éverson; Tiago Cametá, Rafael Pereira, Sandro e Lucas; Jackson Caucaia (Felipe Tontini), Felipe Menezes (Diones) e Richardson; Nenê, Magno Alves e Douglas Baggio (Alex Amado). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Site Oficial América de Minas Gerais