Mineiro conquista o tetra da Copa Brasil Caixa de Cross Country

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Gilberto Lopes, tetracampeão (Wagner Carmo/CBAt)

O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) confirmou o favoritismo e conquistou na manhã deste domingo (dia 5) o seu quarto título da Copa Brasil Caixa de Cross Country, no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP). Foi a terceira vitória consecutiva do atleta na prova, disputada pela terceira vez no circuito montado nesta extensa área de lazer e de preservação ecológica, na capital paulista.

Para garantir mais uma medalha de ouro, o corredor nascido a 30 de maio de 1989, na cidade de São Miguel do Anta, teve de superar algumas dificuldades, além do percurso desafiador – cinco voltas no circuito de 2 km -, com subidas e descidas, obstáculos naturais como troncos de árvores, poças d’água e muita lama. “Nas duas primeiras voltas, corri com dores no lado esquerdo do abdômen”, lembrou. “E na terceira levei um tombo em que perdi até o número do peito. Tive de fazer força para alcançar os líderes”, comentou logo após cruzar a linha de chegada, com o tempo de 33:09.

No adulto feminino, também num percurso de 10 km, a vitória foi da paranaense Tatiane Raquel da Silva (BM&FBovespa-SP). Ao contrário de Gilberto, ela venceu pela primeira vez a prova e não conhecia o circuito. Apesar disso, veio preparada para uma prova difícil. “Todos me avisaram do circuito complicado e, por isso, não foi pega de surpresa. Tentei manter um ritmo forte desde o início para não deixar a vitória ser decidida próxima da chegada”, comentou a corredora de 27 anos, que fez sua estreia na BM&FBovespa e completou a distância em 39:22.

O grande objetivo da atleta treinada por Adauto Domingues é buscar o índice dos 3.000 m com obstáculos para o Campeonato Mundial de Londres, de 9:42.00. “No ano passado, fiquei muito perto da marca exigida para a Olimpíada do Rio. Este ano vou fazer de tudo para ir ao Mundial. Já terminei o treinamento de base e agora vou iniciar os específicos”, comentou.

Nos 4 km femininos da categoria Sub-18, que fechou a programação da manhã deste domingo, a vitória foi da paulista Bianca Vitória dos Santos (CVC Mota-SP), de 16 anos, que completou as duas voltas em 17:10. A atleta chorou muito na chegada, em sua terceira participação na Copa Brasil Caixa de Cross Country. “Não acredito que venci. Fui sexta em 2015 e quarta em 2016. Levei um tombo e achei que não ia dar. Só no final vi que a distância não era grande”, contou, emocionada. “Estou feliz com a vitória e ainda mais por ir representar o Brasil no Sul-Americano”, lembrou. “Será minha primeira viagem para o Exterior.”

A Confederação Brasileira de Atletismo convocará todos os vencedores da Copa Brasil para defender o País no Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no dia 19 deste mês, em Santiago, no Chile. Já o torneio continental será seletivo para o Mundial de Cross Country de Kampala, nas categorias adulta e sub-20, no dia 26 de março, em Uganda.

Os pódios da manhã deste domingo

10 km Adulto Feminino
1-Tatiane Raquel da Silva (BM&FBovespa-SP) – 39:22
2-Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros-SP) – 39:48
3-July Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP) – 40:05

10 km Adulto Masculino
1-Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) – 33:09
2-Joilson Bernardo da Silva (BM&FBovespa-SP) – 33:19
3-Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro Caixa-MG) – 33:42

4 km Sub-18 Feminino
1-Bianca Vitória dos Santos (CVC Mota-SP) – 17:10
2-Pamela de Carvalho Dias (FECAM-PR) – 17:22
3-Noemi Alves da Cruz (UGJF-MG) – 17:51

Classificação por equipes

10 km Adulto Feminino
1-Vasco da Gama-RJ – 18 pontos
2-ASA São Bernardo-SP – 43

10 km Adulto Masculino
1-Cruzeiro Caixa-MG – 10 pontos
2-BM&FBovespa-SP – 32
3-Orcampi Unimed-SP – 47

4 km Sub-18 Feminino
1-CVC Mota-SP – 33 pontos
2-GE Alta Velocidade-SP – 50
3-Vasco da Gama-RJ – 69

A competição prossegue na tarde deste domingo, com a realização de mais três provas a partir das 14 horas no Parque Ecológico do Tietê, que tem acesso pela Rua Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart. O acesso é gratuito para o público

Programa-Horário

2ª etapa
14:00 – 6 km – feminino – Sub-20
14:50 – 6 km – masculino – Sub-18
15:30 – 8 km – masculino – Sub-20

A Copa Brasil de Cross Country, que reúne mais de 270 atletas de 14 Estados e do Distrito Federal, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-realização da Federação Paulista de Atletismo, com apoio da DAEE e do Parque Ecológico do Tietê. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

LEIA TAMBÉM!