Neto, melhor jogador de futsal do mundo em 2012, se aposenta do esporte e quer virar palestrante


Dovenir Domingues Neto, mais conhecido apenas como Neto, se tornou um dos maiores nomes do futsal no planeta nos últimos anos. Foi ele que marcou o gol do título da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2012 e acabou eleito o melhor jogador do mundo naquele ano. E agora, decidiu se aposentar do esporte após quase duas décadas praticando-o profissionalmente.

Natural de Uberlândia, Neto agora irá voltar a residir em sua cidade natal, após anos jogando em cidades país afora e também no exterior. E garante que encerra sua carreira com a sensação de dever cumprido.

“Foram anos de luta, anos de glória, por que onde passei consegui conquistar algum título. Então, poder voltar pra casa com a sensação de dever cumprido é o melhor que poderia encontrar. E chegar ao final de uma carreira, de um ciclo, é sempre doloroso, mas a partir do momento que você se vê tranquilo e sabendo que fez o seu melhor, é o mais gratificante”, disse o agora ex-jogador.

Neto acredita que também conseguiu ter tanto sucesso por sempre ter atuado em equipes fortes e bem estruturadas. E acredita que o melhor momento de sua carreira veio no período em que atuou no futsal espanhol.

“O melhor momento, sem dúvida, foi no Interviú, da Espanha (atualmente conhecido como Inter Movistar). Foram seis anos lá e 17 títulos. O que falo em termos de clube, acho que ninguém vai bater aquela equipe”, disse.

Mas Neto também é um vencedor fora das quadras. O ex-jogador descobriu que tinha dois tumores, localizados no pulmão e no cérebro, no início do ano passado, após passar mal durante um treinamento enquanto jogava no Cazaquistão. Mas conseguiu superá-los e retornou ao esporte no meio de 2017.

Agora que pendurou as chuteiras, Neto já tem em mente o que planeja fazer daqui pra frente: se tornar palestrante.

“Eu to virando palestrante. Tenho muito pra contar, não só da minha vida profissional, como, principalmente, da minha vida pessoal. Que eu possa, literalmente, atingir o maior número de pessoas com minhas palavras e que elas possam tirar proveito disso tudo”, disse.

Informações: Carlos Vilela