ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

São Paulo x ABC: reencontro após 45 anos

Isabela Lamark

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Um jogo oficial e uma vitória tricolor por 3 a 0. Este é o retrospecto entre São Paulo e ABC, que medem forças na Terceira Fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, 8, às 19h30 (de Brasília), no Morumbi. As imagens em preto e branco dos jornais da época contrastam com a lembrança que permanece viva no imaginário dos torcedores são-paulinos e abece distas. No dia 13 de setembro de 1972, no Brasileirão daquela temporada, o Tricolor foi até Natal, no Rio Grande do Norte, enfrentar o Alvinegro Potiguar no Estádio Castelo Branco, o Castelão. O clube paulista vinha de derrota por 2 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, na estreia da competição, enquanto ABC e CRB não saíram do zero.

Com a torcida a seu favor, o Mais Querido pressionou desde o início do duelo, com as investidas de Alberi, mas esbarrava numa defesa sólida e no bom desempenho do goleiro são-paulino Vanderlei. O volume de jogo do ABC durou até os 29 minutos, quando Paulo recebeu na área, deslocou o goleiro Tião e estufou as redes para abrir o placar para o Tricolor Paulista. O goleiro paulista precisou trabalhar no final do primeiro tempo, evitando chance clara de gol de Libanio antes do final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, brilhou a estrela do uruguaio Pedro Rocha. Logo aos cinco minutos, o atacante jogava um balde de água fria no ABC marcando o segundo gol do clube paulista, com um chute rasteiro no canto do goleiro abecedista. O São Paulo passou a dominar as ações do jogo, enquanto Pedro resolveu dar números finais à partida: aos 22, o avançado do Tricolor Paulista mandou um chute no ângulo direito de Tião, fazendo o segundo dele e o terceiro do São Paulo no duelo. Naquela edição do torneio, o ABC terminou na 24ª posição, com 15 pontos, enquanto o Tricolor Paulista terminou sua participação na segunda fase da competição, ficando em segundo no Grupo 2 atrás do Palmeiras, que sagrou-se campeão brasileiro em cima do Botafogo.

Nesta quarta-feira, os clubes se reencontram no Morumbi após 45 anos, agora pela Copa do Brasil, em confronto inédito. Na fase anterior, o ABC eliminou o Audax-SP nos pênaltis por 4 a 1 após empate por 1 a 1 no tempo normal, enquanto o São Paulo bateu o PSTC-PR por 4 a 2, em Londrina. A melhor campanha do Tricolor Paulista na competição foi o vice-campeonato em 2000, diante do Cruzeiro, enquanto o clube potiguar caiu nas quartas de final para o Cruzeiro.

Confira todos os confrontos da Terceira Fase da Copa do Brasil

CBF

LEIA TAMBÉM!