Série Bikes: conheça o pintor que possui mais de 100 bicicletas em casa

Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Fonte: Reprodução TV Vitoriosa

O pintor de casas Elias Martins, de 53 anos, mora na cidade de Uberlândia desde 1974. E a uma das maiores paixões de sua vida é um dos meios de transporte mais queridos e populares que existe: a bicicleta.

Em um barracão de sua casa, Elias guarda mais de 100 exemplares de bicicletas de várias décadas. E explica que sua paixão vem desde criança, quando ainda morava no estado de São Paulo.

A paixão de Elias pelas bicicletas é tão grande que ele diz que elas são o seu único meio de transporte. “Eu não consigo dirigir carro até hoje, não consigo dirigir moto porque sou bitolado por bicicleta, eu respiro bicicleta. Eu gosto de dormir junto com elas, eu rodo Uberlândia de bicicleta. É prazeroso”, explicou.

Além de colecionar bicicletas, Elias também guarda diversas peças e acessórios que não se encontram mais no mercado atualmente. E ele também é o responsável por fazer a manutenção e restaurá-las.

Tempos diferentes

Um hábito antigo que o pintor tinha era andar pelas ruas de Uberlândia escutando música, algo que lamenta não conseguir fazer mais por conta do crescimento do município.

“Eu tinha o prazer em Uberlândia, há 35 anos atrás, de descer a (Avenida) Floriano Peixoto e subir a (Avenida) Afonso Pena com um walkman no ouvido. Hoje não consigo fazer mais devido a tanto carro que tem em Uberlândia. Era prazeroso conciliar bicicleta com música”, disse.

E apesar da grande coleção de diferentes modelos de bicicletas, Elias não se considera um colecionador.

“Colecionador não, eu sou amante de bicicleta antiga. Eu acho que to muito longe de colecionador, a não ser pelo total que tenho. Aqui é tudo bem simples, a bicicleta empoeira e tiro poeira quando dá. Então, não estou nessa classe de colecionador, eu sou amante de bicicleta” comentou.

Informações no local: Carlos Vilela

LEIA TAMBÉM!