Uberaba lança projeto de mini-distrito, arena esportiva e Praça Conectada no Alfredo Freire


A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e a Fundação de Esporte e Lazer (Funel), lançou o projeto do mini-distrito Joaquim Prata dos Santos e a Arena José Teles, na Rua Carolina Pucci Molinar com a Avenida Professor Antônio Alves de Araújo, no Conjunto Alfredo Freire. A Codiub – Inteligência Digital também inaugurou o Wi-Fi na Praça da Igreja São Geraldo Magela, ação do projeto Praça Conectada.

O prefeito Paulo Piau destinou, oficialmente, a área para a construção do centro esportivo, que vai proporcionar ao cidadão, o lazer e o esporte. E também uma área para o lançamento de um mini-distrito, que possibilitará a diversas empresas da cidade a sua instalação em local adequado.

O mini-distrito, que receberá empresas não poluentes, tem 67 lotes com 500 m2, cada. Pela estimativa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, se cada uma das empresas que se instalarem no local, futuramente, contratarem em média dez empregados cada uma, serão gerados no mini-distrito quase 700 empregos.

“É um momento de muita alegria para todos nós. Neste mini-distrito vão se instalar empresas não poluentes e o projeto ainda prevê uma ligação da área com a BR 050”, destacou José Renato.

O nome do mini-distrito do Alfredo Freire é uma homenagem a Joaquim Prata dos Santos, que foi agropecuarista, cafeicultor, industrial, articulista e político. Foi membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Nasceu em 1914 e faleceu em 2000.

Já a Arena José Teles vai abrigar um complexo esportivo com um campo de futebol de dimensões oficiais e mais pista de atletismo. “Havíamos pensado em uma arena para o futebol amador de Uberaba, mas hoje, lançamos aqui um espaço, na apenas para a prática do futebol, mas também do atletismo e para o lazer”, destacou o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina.

A arena do Alfredo Freire é uma homenagem ao servidor público José Teles, morto este ano em decorrência da Covid-19.

Ainda na solenidade foi lançado pela Codiub – Inteligência Digital o projeto Praça Conectada, que funcionará na praça central do bairro Alfredo Freire. A criação deste espaço conectado é conhecido como hostpots e segue o contexto de cidades inteligentes. A iniciativa também atende uma demanda social oportunizando o acesso a internet para quem não tem condições de manter esse serviço em casa.

“Uma cidade inteligente não se pode esquecer da conectividade. Em vários lugares do mundo existem zonas de Wi-Fi gratuitos, que são tratados como obras de infraestrutura fundamental. E o nosso planejamento, na Codiub, é que Uberaba se insira nesse contexto”, destacou Denis Silva.

A cerimônia contou com a presença do representante da empresa Duratex, Luis Gustavo Giangrossi; Meneval Prata dos Santos, filho de Joaquim Prata dos Santos; esposa de José Teles, Suely Dalsecco Gonzaga; vereador Elias Divino e a primeira-dama do Município, Heloísa Piau.

“Quero neste momento lembrar do vice-prefeito Gilberto Ripposati, que foi um batalhador pelo bairro Alfredo Freire. Ele não está presente fisicamente, lamentavelmente perdeu  vida por conta da Covid, mas acredito que de alguma forma ele se encontra entre nós neste momento e está feliz com estas conquistas. Possibilitamos com essa entrega a criação de um mini-distrito com empresas não poluentes. Será importante para a geração de emprego e renda. Temos ainda a arena esportiva, que vai contemplar as duas equipes de futebol do bairro, o Arem e o Beira Rio. Já joguei contra essas equipes aqui, no Nanazão, mas agora há necessidade de oferecer um novo espaço para a prática do futebol e do esporte”, destacou Paulo Piau.

Prefeitura de Uberaba