reprodução
Atriz, de 95 anos, se emocionou ao receber o certificado nesta quarta-feira (13); veja vídeo
Fernanda Montenegro, lenda da dramaturgia e indicada ao Oscar como melhor atriz em 1999, por “Central do Brasil”, entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, ao bater o recorde mundial de maior público em leitura filosófica. A artista se emocionou ao receber o certificado, nesta quarta-feira (13). (Veja vídeo abaixo).
Gratuito, o espetáculo “Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir” levou 15 mil pessoas ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em 18 de agosto deste ano. Segundo o Guinness, esse é o maior público registrado em uma leitura filosófica.
“Milagres acontecem. A nossa cultura é o nosso país. A cultura teatral é o homem através dos milênios, em qualquer lugar do mundo. Sempre tem a presença de alguém passando pra alguém a visão de uma vivência, que traz um texto, um contraste, uma variação do momento que se vive, uma transcendência do momento que se vive, até o humor do momento que se vive. E isso é no palco. Então, eu agradeço por ter levado Simone de Beauvoir para 15 mil pessoas dentro do Ibirapuera”, disse a atriz.
No discurso, Fernanda, de 95 anos, agradeceu ao público e afirmou que essa era a realização de uma vocação. “Na minha vida, esse momento não vai se repetir. Então, por mais que eu agradeça, existe, sem dúvida nenhuma, a pontuação realizada de uma vocação. Muito obrigada”, declarou.
Atualmente, a atriz está em cartaz nos cinemas com o filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por sua filha, Fernanda Torres. Dirigido por Walter Salles, com quem ela já trabalhou em “Central do Brasil”, o longa conta a história de Eunice Paiva, esposa do deputado Rubens Paiva, desaparecido político durante a ditadura militar (1964-1985). Eunice é vivida em diferentes idades por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.