Imagem: Érika Martin/ Gazeta Press
Sob comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro tem grande volume ofensivo, mas o goleiro do Corinthians é responsável por manter a semifinal aberta
Na estreia de Filipe Luís como técnico, o Flamengo já mostrou uma “nova cara” nesta quarta (2), no Maracanã, e venceu o Corinthians por 1 a 0 na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. O Rubro-Negro dominou as ações ofensivas e teve muitas oportunidades para ampliar o placar, mas parou nas defesas de Hugo Souza e na trave.
O camisa 1 do Corinthians, criado no Ninho e que está emprestado pelo Flamengo, fez ao menos quatro grandes defesas. Ao todo, o time carioca finalizou 17 vezes contra nove dos paulistas.
Nos minutos finais, contudo, a equipe de Ramón Díaz reagiu e também poderia ter empatado a partida, mas Matheuzinho, na melhor chance, acertou a trave da meta de Rossi.
A situação do confronto
Em meio à polêmica troca das datas por parte da CBF – saiba mais aqui -, o jogo de volta está da semifinal marcado para 20 de outubro, domingo, às 16h na Neo Química Arena.
Com o resultado no Maracanã, o Flamengo joga pelo empate em São Paulo. O Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença ou mais para evitar a decisão por pênaltis.
Atlético na frente
Na outra semifinal da Copa do Brasil, o Galo largou na frente e venceu o Vasco por 2 a 1, nesta quarta (2), na Arena MRV. A partida decisiva será em São Januário no próximo dia 19.
Mudanças dos dois lados
Estreando como técnico, Filipe Luís fez mudanças no time do Flamengo. A principal foi a entrada de Gabi, no ataque, ao lado de Bruno Henrique. Léo Ortiz e Wesley também ganharam as vagas.
Do lado do Corinthians, Ramón Díaz apostou em Coronado e Garro juntos, algo raro até então. Hugo, Ryan, Charles e Héctor foram outras novidades na escalação inicial da equipe visitante.
Flamengo na pressão
A promessa de um Flamengo “mais pressionante” na saída de bola foi cumprida. Nos 15 primeiros minutos, o time de Filipe Luís subiu a marcação e não deixou o Corinthians respirar.
Uma chance atrás da outra
Pressionado, Félix Torres saiu mal, Arrascaeta acionou Gerson, que cruzou. Hugo Souza impediu que a bola chegasse aos pés de Gabigol ainda no primeiro minuto.
Na sequência, De La Cruz recuperou a bola no campo de ataque, e Arrascaeta finalizou de primeira, de fora da área, para boa defesa do goleiro ex-Flamengo.
Aos 17, foi Gerson quem desarmou na intermediária e Pulgar armou o contra-ataque. Cara a cara com Hugo, Arrascaeta tentou duas vezes, mas não foi bem.
Alex Sandro abre o placar!
O gol parecia questão de tempo, e o Flamengo teve paciência para chegar lá. Pisando na área com muitos jogadores, foi Alex Sandro quem recebeu de BH27 para abrir o placar: 1 a 0 aos 32!
Corinthians mal atrás e na frente
Não fosse um único chute de Garro aos 40 minutos, que obrigou Rossi a trabalhar na única vez que a dupla com Coronado funcionou, o Corinthians teria ido ao intervalo sem ameaçar o rival.
Além de não ir ao ataque, o time de Ramón Díaz errou demais e deu oportunidades para o Flamengo ampliar. Gerson e Gabi, duas vezes, tiveram as melhores chances antes do intervalo.
Ramón Díaz muda tudo
Na volta do intervalo, o técnico argentino mudou tudo. Com as entradas de Gustavo Henrique, Matheuzinho e José Martínez, o Corinthians passou a jogar com uma linha de três zagueiros.
Quem seguiu como protagonista foi Hugo Souza, responsável por impedir gol de cabeça de Léo Ortiz. Os erros na saída de bola, forçados pela marcação rival, também continuaram.
Romero acerta a trave
Aos sete, o Corinthians conseguiu encaixar o melhor contra-ataque até então, com participação de Garro e Matheuzinho. O chute de Romero, contudo, foi na trave esquerda de Rossi.
Hugo Souza faz o possível
Após o susto, o time de Filipe Luís voltou a sufocar o Corinthians. A intensidade, tão pedida pela torcida, fez o Flamengo criar chance atrás de chance no Maracanã.
Quando não foi Hugo Souza fazendo ótima defesa, como em chute de Gerson, o Rubro-Negro parou no travessão – primeiro com Bruno Henrique, depois com De La Cruz.
Nada da rede balançar
Aos 26 minutos, Gabigol fez o Maracanã tremer ao balançar a rede adversária, mas a posição de impedimento de Alex Sandro na origem do lance fez o gol ser anulado.
Depois do sufoco, a equipe de Ramón Díaz reagiu nos minutos finais. Em escanteio, Léo Pereira evitou o gol de Romero. Em contra-ataque, Matheuzinho acertou a trave de Rossi.
A última chance da partida foi de Alcaraz. Gerson tabelou com o argentino, que já frente a frente com Hugo Souza, finalizou muito por cima, e o placar de 1 a 0 persistiu no Maracanã.
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, De La Cruz (Matheus Gonçalves), Gerson e Arrascaeta (Alcaraz); Bruno Henrique (Michael) e Gabi (Gonzalo Plata)– Técnico: Filipe Luís.
Corinthians
Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, André Ramalho e Hugo; Ryan (Gustavo Henrique), Charles (Carrillo), Igor Coronado (José Martinez) e Rodrigo Garro; Héctor Hernández (Yuri Alberto) e Romero – Técnico: Ramón Díaz.
Gols: Alex Sandro (32’/1ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Léo Ortiz, Wesley, Erick Pulgar e Gabi (FLA); Romero, Hugo e José Martínez (COR)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 6.405.065,00 / 41.752 pagantes / 47.052 presentes
Motivo: Jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 2 de outubro de 2024, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Itatiaia Esporte