Flávio diz que Michelle pode estar influenciada por terceiros e tenta a todo custo conter crise


Senador diz que ex-primeira-dama está ‘completamente desinformada’, afirma ser um ‘homem transformado’ e recebe apoio de Paulo Figueiredo após condenar fala do influenciador

Depois de ser publicamente criticado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por declarações sobre mulheres, o empresário e influenciador Paulo Figueiredo respondeu nesta quarta-feira (1º)  ao parlamentar, mantendo suas posições e afirmou que continuará apoiando sua pré-candidatura à Presidência da República.

Pelas redes sociais, Figueiredo afirmou que Flávio agiu corretamente ao condenar suas declarações durante um encontro com lideranças femininas do PL realizado em Brasília, mas ressaltou que não pretende mudar suas opiniões: “Meu amigo Flávio Bolsonaro fez muito bem em repudiar a minha fala publicamente. Está correto em fazê-lo, embora errado materialmente no assunto.” O influenciador também reforçou que não integra oficialmente a campanha do senador: “Sou um comentarista que o apoia como eleitor. O que ele fala é problema dele e o que eu falo é problema meu.”

Apesar das divergências, Paulo Figueiredo afirmou que seguirá apoiando Flávio: “Flávio é a melhor opção para homens e mulheres de bem do Brasil. O que está em jogo é muito maior do que divergências pontuais.” A declaração foi dada logo após Flávio Bolsonaro realizar um encontro com mais de 50 lideranças femininas do Partido Liberal para apresentar propostas voltadas ao eleitorado feminino.

O evento aconteceu em um cenário de crise com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que decidiu não comparecer à reunião. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), uma das principais aliadas de Michelle, também recusou o convite.

Durante o encontro, Flávio condenou as declarações de Paulo Figueiredo, que havia afirmado, em vídeo, que mulheres “votam muito mal” e feito comentários ofensivos dirigidos às feministas. O senador afirmou que o influenciador não integra sua campanha e disse ter se sentido pessoalmente ofendido: “Eu quero repudiar verdadeiramente a fala do Paulo Figueiredo sobre as mulheres. Não concordo com o que ele falou, completamente equivocado. Ele não faz parte da nossa campanha.”

Flávio acrescentou que o desafio da direita não é responsabilizar as mulheres pelo desempenho eleitoral, mas melhorar a comunicação com esse público: “Se as pesquisas mostram que muitas mulheres ainda não estão votando conosco, é falta de competência minha. É falta de comunicação nossa.” Segundo ele, o objetivo é convencer o eleitorado feminino por meio de propostas: “Não é acusando as mulheres de não saberem votar. É mostrando que nós temos as melhores propostas.”

Apelo público a Michelle

Durante o evento, Flávio também fez um gesto de reconciliação em direção à madrasta. Ao abrir o discurso, afirmou que Michelle continua sendo uma figura importante para o projeto político da direita: “É a esposa do meu pai. Respeito demais a Michelle.” O senador disse acreditar que os desentendimentos serão superados: “Tenho convicção de que vamos superar essas semanas difíceis e que ela vai estar caminhando junto com a gente.” Flávio ainda elogiou o trabalho realizado por Michelle à frente do PL Mulher: “Quero parabenizar a Michelle mais uma vez pelo trabalho que ela fez no PL Mulher.”

Ao comentar o vídeo publicado por Michelle na semana passada, Flávio sugeriu que a ex-primeira-dama estaria sendo influenciada por terceiros: “O que ela fez, eu acho que é algo que agora está sendo induzida ou não dá para entender muito bem.” O senador referia-se à publicação feita por Michelle utilizando um vídeo do ex-governador Anthony Garotinho.

Na gravação, segundo Flávio, teria sido criada a impressão de que ele teria participado de encontros com pessoas ligadas ao empresário conhecido como “Porcaria”, apelido usado no meio político para se referir a um personagem citado durante o discurso. Flávio negou qualquer aproximação: “Ela está completamente desinformada.” E acrescentou: “A única relação que eu tenho com o Porcaria é sobre o filho do meu pai.” O senador afirmou que nunca participou de festas ou reuniões com pessoas citadas nas acusações.

“Sou um homem transformado”

Em um dos momentos mais emocionados do discurso, Flávio falou sobre sua vida pessoal. Ao lado da esposa, afirmou que passou por mudanças profundas: “Ela sabe o homem transformado que eu sou hoje.” Segundo o senador, sua conversão religiosa mudou sua forma de enxergar a família: “Ela sabe que eu sou um homem muito melhor hoje. Um homem convertido. Um homem que respeita muito mais a família.” Flávio também disse que somente decidiu disputar a Presidência por contar com o apoio da esposa.

Michelle recusou participar

Apesar do convite público feito por Flávio durante os últimos dias, Michelle Bolsonaro não participou do encontro. Segundo relatos de pessoas próximas à ex-primeira-dama, o convite nunca foi formalizado oficialmente. Ela não teria recebido informações sobre local, horário ou programação do evento, tomando conhecimento da reunião apenas por meio de terceiros e da divulgação feita pela imprensa.

Damares Alves também não compareceu ao encontro. Segundo interlocutores da ex-primeira-dama, um dos motivos do desconforto é a avaliação de que Flávio demorou a condenar os ataques sofridos por Michelle e por suas aliadas nas redes sociais após a divulgação do vídeo da última sexta-feira.

Saída do PL Mulher

Na terça-feira (30), Michelle Bolsonaro anunciou sua saída da presidência do PL Mulher. Em nota, afirmou que deixará o cargo para dedicar-se integralmente aos cuidados do ex-presidente Jair Bolsonaro e da filha. A decisão foi comunicada ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, durante uma reunião em Brasília.

Após o encontro, Michelle reuniu-se com a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (MDB), e com Damares Alves para discutir o cenário político e seu futuro eleitoral. Pessoas próximas afirmam que ela também ficou mais desanimada com a possibilidade de disputar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal.

PL avalia mudanças na estrutura

Nos bastidores do Partido Liberal circula a informação de que Valdemar Costa Neto avalia extinguir o cargo de presidente nacional do PL Mulher como forma de reorganizar a estrutura do partido após a saída de Michelle. A possibilidade, entretanto, ainda não foi confirmada oficialmente.

Questionada sobre o tema, a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) afirmou que a decisão caberá exclusivamente às principais lideranças da legenda: “Isso vai ser decidido pela Michelle Bolsonaro, pelo Flávio e pelo Valdemar. Não sei como é que vai ficar isso.” A eventual mudança ainda está em discussão interna e não foi anunciada pela direção nacional do partido.

Reprodução Itatiaia Política