Reprodução redes sociais
2,5 milhões de aposentados e pensionistas estão aptos a aceitarem acordo; pagamentos começam em 24 de julho
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, nesta terça-feira (15), que 339 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo de ressarcimento apresentado pelo governo federal. A adesão começou na sexta-feira (11). O pagamento às vítimas da fraude no INSS começará no dia 24 de julho com pagamentos diários em lotes de 100 mil pessoas, seguindo a ordem cronológica da adesão.
A transferência será realizada em parcela única, na conta na qual o beneficiário recebe valores do INSS. Ressarcimentos serão atualizados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“O governo conseguiu fechar um acordo histórico para que os aposentados afetados pelos descontos indevidos recebam o dinheiro de volta de forma simples, rápida e segura. Quanto antes aderirem, antes recebem. O governo federal não vai deixar nenhum aposentado para trás”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Segundo o Instituto, 2,5 milhões de aposentados ainda podem assinar o acordo de ressarcimento.
O serviço estará disponível para os beneficiários que não receberam respostas nos pedidos de contestação dos descontos depois do prazo de 15 dias úteis. A adesão ao plano é gratuita e pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios.
Os casos em que a entidade respondeu à contestação dos beneficiários deverão ser analisados pelos pensionistas ou aposentados. O beneficiário pode concordar com a justificativa da entidade, contestar os documentos apresentados por suspeita de falsidade ideológica ou indução ao erro. Também é possível apontar que não reconhece a assinatura. Em caso de contestação, a entidade terá cinco dias úteis para devolver os valores.
Leia como aceitar o acordo pelo Meu INSS:
- Acesse o aplicativo com CPF e senha;
- Vá até “consultar pedidos” e clique em “cumprir exigência” em cada pedido realizado;
- Leia as instruções com atenção e depois selecione “sim” no campo “aceito receber”;
- Clique em “enviar”.
Alerta contra golpes
O INSS informou que não realiza ligações e não envia links por mensagem para tratar do ressarcimento. Também não há necessidade de intermediários.
“Para esclarecimentos adicionais, o beneficiário deve consultar sempre os canais oficiais: aplicativo Meu INSS e Central 135”, disse o Instituto.
Reprodução SBT News