Aprender a planejar e priorizar permite adequar agenda à rotina da pandemia


Desafio comum na vida de muita gente, administrar o tempo tem se tornado tarefa ainda mais difícil em tempos de isolamento social. Com grande parte das atividades sendo desempenhadas em casa, conciliar trabalho, lazer, cuidado com os filhos, atividades domésticas e ainda ter condições de dedicar parte do dia para cuidar de si ou simplesmente descansar, em muitos lares, virou verdadeira batalha.

Diante do dilema de equilibrar pratos para “dar conta de tudo”, muita gente acaba se desorganizando ainda mais ao apostar as fichas num dia que pareça mais longo ou no acúmulo de tarefas para serem resolvidas depois. A “receita” da boa gestão de tempo, no entanto, passa longe das duas fórmulas. Priorizar é o segredo, dizem especialistas.

Planejamento

A primeira coisa que se faz de errado é planejar o dia na noite anterior ou quando chega a hora. Fazer uma programação de três dias é o que recomendo. Se faço um planejamento com antecedência, entendo que não posso lotar a agenda e tenho margem para adiantar o que for possível”, detalha Christian Barbosa, autor do livro “A Tríade do Tempo”.

Especialista em produtividade, ele explica que é importante ordenar sequencial e numericamente o que foi previsto – tarefas domésticas, o home office, a educação dos filhos – em tempos de pandemia, realizada dentro de casa – e assim por diante. “Se surge algo novo, é possível parar, reordenar e, se for o caso, deixar para o dia seguinte”, coloca.

Na prática, a boa e velha agenda pode ajudar bastante, assim como distribuir tarefas entre quem divide o mesmo teto. Para famílias com filhos, por exemplo, a sugestão de Christian é adaptar a rotina da criança ao horário de maior produtividade no home office ou em outra atividade necessária.

“Se o filho acorda cedo, pode acabar tirando dos pais a possibilidade de trabalhar naquele que é o melhor momento. Sem prejudicar a rotina da criança, talvez seja possível colocá-la para dormir 1h, 1h30 mais tarde e ganhar este tempo no dia seguinte”, explica.

Confira dicas de como se organizar melhor no dia a dia:

Hoje em Dia