Araguari: novas regras para o comércio já estão valendo


Desde meio dia, deste sábado (23), estão valendo as novas regras para funcionamento do comércio e prestação de serviços na cidade. O novo decreto municipal impondo algumas restrições dentro da classificação amarela do Programa Minas Consciente foi publicado nesta manhã.

Bares e restaurantes já estão proibidos de funcionar neste fim de semana. Estes estabelecimentos também só poderão funcionar de segunda a sexta, mas, por enquanto, de 10h às 23h e com limitação de no máximo 20 mesas e duas pessoas em cada. O prefeito Renato Carvalho, falou com a população pelas redes sociais que ainda vai avaliar a possibilidade de rever algumas condições para o segmento e com possibilidade de editar um novo decreto com mais restrições, como limitar horário de venda de bebida alcóolica.

Mesmo com a possibilidade de alteração, as regras que já foram impostas estão valendo. Os 23 agentes da Força Tarefa estão nas ruas para acompanhar a movimentação na cidade. Estes contam com o apoio de fiscais da Vigilância Sanitária, PROCON e outros órgãos reguladores, e também com o apoio da polícia militar.

De acordo com o secretário municipal de gabinete, Flávio Soares, responsável pela comunicação da administração municipal, as novas têm que ser seguidas, na tentativa de reverter esse quadro de sobrecarga da rede pública de saúde e que para isso foi necessário aumentar a fiscalização. “Os agentes já estão monitorando todos os estabelecimentos comerciais e, inclusive, farão vigília as festas e outros eventos que possam acontecer até em domicílios. Num primeiro momento, o objetivo não é multar e sim fazer a notificação orientando o dono do imóvel ou comércio, mas com muito rigor em relação ao cumprimento das medidas de segurança”, afirmou.

Em Araguari, desde este sábado, as academias que têm uma legislação específica local e que são consideradas como essenciais pelo município, continuam em horário normal de funcionamento. Em clubes que contam com academia no seu interior, o atendimento aos alunos continua como antes, mas seguindo todas as medidas de segurança e respeitando o limite de pessoas no mesmo horário.

A força tarefa conta com o apoio da população. Denúncias, críticas ou comentários podem ser feitos pelo telefone e whatsapp (34)99158-3100.