Bordadeiras transformam pontos turísticos em peças artísticas


Durante quatro meses, alguns dos principais espaços turísticos do município foram retratados ponto a ponto no projeto Bordando Histórias de uma Cidade. Hoje (12), a iniciativa foi finalizada no Museu Municipal, com a entrega dos últimos certificados aos participantes. A ação contemplou 50 pessoas e foi apoiada por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic).

Além do Museu, as aulas aconteceram na Oficina Cultural e Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento. Entre os locais retratados, estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Palácio dos Leões, a Casa da Cultura, o Coreto da Praça Clarimundo Carneiro e o Mercado Municipal.

A responsável por conduzir os ensinamentos sobre a técnica conhecida como Bordado da Vovó foi Dina Justino. “Foram excelentes esses meses. O empenho das participantes foi ótimo, todo mundo adorou o bordado. Ver o sorrido delas a cada dia foi muito gratificante”, ressaltou.

Aos 63 anos, Eleusa Gervásio relatou como a experiência fez bem para a sua vida. “Foi uma surpresa para mim. Achei que não tinha capacidade de aprender a bordar, mas queria enfrentar meus desafios e consegui. Agora, quero vir em outros cursos e aprender cada vez mais. Não teria remédio melhor para a minha autoestima”, destacou.

Ana Maria de Assunção, de 61 anos, conta que o curso foi marcante pela socialização. “Foi uma grande diversão. A gente se encontrava, conversava, trocava experiências, aprendia a bordar e compartilhava novidades com o grupo. Foi um encontro de amizade. Ajuda a fortalecer as pessoas. Se tinha alguém que não estava feliz no dia, saía sorrindo”, contou.

Prefeitura de Uberlândia