Campanha ‘Par Perfeito’ começa nesta segunda-feira, 10


(Imagem: Paulo Henrique Soares/TV Vitoriosa)

Nesta segunda-feira, 10, o Hospital do Câncer de Uberlândia deu início a campanha ‘Par Perfeito’ com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e medula óssea, além de arrecadar fundos para o centro de transplante do hospital. “No mês de junho temos o Dia Mundial do Doador (14) e o Dia dos Namorados (12), por isso a campanha Par Perfeito”, explica Renato Pereira, presidente do hospital.

Para atender os doadores, o Hospital do Câncer está com um espaço especial no Uberlândia Shopping até quarta-feira, 19, das 10h às 22h. Sobre a importância das doações, Renato destaca que há diferentes tratamentos para tratar o câncer na medula, mas alguns têm o transplante como única saída. O hospital já possui um centro de transplante para esse tipo de cirurgia, mas ainda sem os equipamentos necessários. “Estamos sensibilizando a sociedade para que sejam doadores e para que participem junto conosco para que tenhamos a possibilidade de concluir o centro de tratamento”, conclui Renato.

Gabriel Massote do projeto Salve Mais Um já precisou de um doador e conseguiu. Atualmente ele trabalha para ajudar a causa e promover a conscientização das pessoas a respeito da doação, “no meu caso eu tinha uma doadora compatível comigo no mundo inteiro. Isso só é possível a partir do ingresso de novas pessoas no banco de dados. A chance de você encontrar alguém compatível é de 1 para cada 100 mil cadastrados, então é muito difícil a localização de um doador compatível”.

Para receber o transplante Gabriel precisou ir até São Paulo-SP na época em que fazia o tratamento, pois em Uberlândia ainda não havia nenhum centro transplantador habilitado. O grupo Luta Pela Vida trabalhou para conseguir construir o centro que hoje está pronto, mas ainda precisa de R$ 2 milhões para equipar o local e coloca-lo em operação.

Cadastramento para doação de medula óssea

Para fazer parte do banco de doares de medula óssea basta ir até um hemocentro da cidade com um documento com foto e assinar um termo de consentimento. A retirada da amostra de sangue para o exame de histocompatibilidade (HLA) é rápida, simples e pequena, de apenas 5ml de sangue.

Com informações de Everton Fernandes