ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Cartilha ‘Uberlândia: Lugares e Memórias’ conta história da cidade

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Resgatar a memória histórica e social de Uberlândia por meio de imagens e depoimentos é a principal função da cartilha ‘Uberlândia: Lugares e Memórias’, produzida pela Secretaria Municipal de Cultura em 2017. A proposta é dialogar com o passado e presente para permitir o (re) conhecimento e a (re) interpretação das transformações urbanas na cidade.

O material, disponibilizado no portal da Prefeitura, busca evidenciar o olhar de personalidades e moradores que marcaram história e participaram efetivamente da construção da cidade, seja como pedreiro, empresário, servente escolar, farmacêutico ou exercendo qualquer outra função. A cartilha traz fotos antigas e atuais de lugares importantes e divulga o patrimônio documental de Uberlândia que está no Arquivo Público Municipal.

“Escolhemos locais que sempre foram referência na cidade e que são históricos. Depois, colhemos os depoimentos que falavam desses lugares”, explicou a administradora do Arquivo Público, Carla de Oliveira Rezende de Abreu.

Para Mônica Debs, a cartilha é um instrumento valioso de educação, memória e pesquisa. “Ali estão retratados locais que representam muito para quem vive aqui. É um registro que reforça o sentimento de pertencer à cidade e mostra que ainda existem lembranças que são de todos nós, de certa forma”, afirmou a secretária de Cultura, Mônica Debs.

Patrimônio preservado

Responsável por produzir Uberlândia: Lugares e Memórias’, o Arquivo Público também preserva documentos da administração pública municipal e mantém importantes coleções, constituídas por crônicas, jornais, revistas, fotografias, provenientes de instituições ou de pessoas, como a do professor Jerônimo Arantes, Dantas Ruas e Jornal Correio.

Realiza ainda projetos de ação cultural e educativa como ‘Arquivo, Escola e Sociedade’, atividade que promove o encontro entre alunos e fontes históricas, por meio de agendamento prévio e visita orientada. Além de entrar em contato com os documentos históricos e o trabalho realizado para sua preservação, os estudantes têm a oportunidade de assistir à exibição de um vídeo que mostra Uberlândia desde sua formação. As escolas interessadas poderão fazer o agendamento pelo e-mail arquivopublico@uberlandia.mg.gov.br ou pelo (34) 3232-4744.

O Arquivo Público Municipal está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica rua Natal, n°935, bairro Brasil.

SECOM

LEIA TAMBÉM!