ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Casa da Cultura tem recital sobre Consciência Negra

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Fonte: Divulgação Prefeitura de Uberlândia

No mês da Consciência Negra, a Casa da Cultura é palco do inédito recital ‘A Lírica na Consciência Negra’, protagonizado pela soprano Cyrene Paparotti e a pianista Grazielle Almeida. A proposta é chamar a atenção pela temática por meio de obras eruditas nacionais e norte-americanas. A atração apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura é gratuita, aberta a toda comunidade e acontece na noite desta sexta-feira (17), a partir das 20h.

De acordo com a cantora Cyrene Paparotti, idealizadora da apresentação, a iniciativa surgiu tanto para popularizar a música erudita quanto despertar uma discussão sobre o Dia da Consciência Negra. “Essa data, muitas vezes, fica alusiva apenas a manifestações populares. Queremos mostrar que a música erudita tem muita temática ligada sobre questões afro”, comentou.

Uma das principais marcas do recital é a homenagem a dois importantes artistas negros brasileiros que faleceram neste ano: a soprano Maria D’Apparecida Marques e o maestro e pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo. Os dois ícones das canções eruditas afro-brasileiras terão parte de sua obra interpretada.

Na segunda parte, o recital focará em apresentações de músicas do gênero Negro Spiritual, estilo musical surgido nos Estados Unidos e interpretado, inicialmente, por escravos negros.

Uberlândia terá a honra de receber a primeira apresentação do recital, que já tem data para ocorrer em outras cidades brasileiras, incluindo a capital paulista. Para apreciar a atração, não é necessário retirar ingressos. Basta se dirigir à Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho.

Prestigie!

O quê: Recital ‘A Lirica na Consciência Negra’

Artistas: Cyrene Paparotti (soprano) e Grazielle Almeida (pianista)

Quando: Sexta-feira (17), às 20h

Onde: Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho

Fonte: Secom Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!