Chuvas levam São Paulo a decretar estado de atenção

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

 

A semana começou com chuva forte na cidade de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos, por volta das 10h de hoje (12). Entre ontem e hoje, já choveu 27,1 milímetros (mm) na capital, cerca de 14% do volume esperado para dezembro (195.5 mm).

De acordo com o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Michael Pantera, até às 11h desta segunda-feira (12) o índice pluviométrico parcial foi de 15,6 mm. No domingo (11), atingiu 11,5 mm.

Apesar da boa média entre ontem e hoje, o índice pluviométrico no período de 12 dias ainda é baixo. Choveu apenas 49,2 mm. “Estamos chegando quase na metade do mês, então é pouco ainda, o esperado para dezembro é 195,3 mm”, disse Michael.

Mas ele destaca que provavelmente a média será atingida. “Ainda tem que chover bastante para conseguir chegar na média, mas vai chover, é difícil ter um mês de dezembro com pouca chuva”.

Segundo o meteorologista, podem acontecer ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade. “Devido à terra encharcada e ao acumulado que está bem elevado, pode ocorrer, depende de como essa chuva vai evoluir nas próximas horas”, observou.

Sensação de tempo abafado

Ele disse que o restante do dia deve ter períodos intercalados de sol entre nuvens, com condições de chuvas até o fim do dia, e que as temperaturas podem ainda ficar acima dos 26 graus, o que propicia a sensação de tempo abafado.

O meteorologista lembra que, em novembro, houve 23% a mais de chuvas do esperado. O índice pluviométrico médio na cidade chegou a 166,6 mm, enquanto o esperado é de 135,2 mm.

Previsão para os próximos dias

Durante a semana, o sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas, “mas ainda são esperadas pancadas isoladas de chuva no fim das tardes”, destacou o meteorologista.

Nesta terça-feira (13), o sol aparece entre nuvens, o que eleva gradativamente as temperaturas. As mínimas ficam em torno de 18°C, e as máximas podem chegar aos 29°C. A quarta-feira (14) segue com sol e variação de nuvens na capital paulista. Os termômetros devem variar entre 17°C e e 27°C.

Agência Brasil

LEIA TAMBÉM!