Cirurgias eletivas continuam suspensas no Hospital de Clínicas da UFU

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) anunciou, na última semana, que as cirurgias eletivas estavam suspensas por conta do baixo estoque de sangue no hemocentro da cidade. Quase uma semana depois do anúncio, a medida continua em vigor, o que deixa algumas famílias preocupadas.

É o caso dos familiares de Dinair Ferreira Peixoto, de 94 anos. A idosa fraturou o fêmur na última semana e precisa de uma cirurgia para corrigir o problema, mas não existe previsão de quando o procedimento poderá ser agendado.

Alzenira Oliveira, filha da paciente, disse que ela chegou a entrar no centro cirúrgico, mas o procedimento foi suspenso pelo risco de Dinair necessitar de uma transfusão de sangue.

Adilson Botelho Filho, coordenador do hemocentro da cidade, explicou que os estoques continuam baixos, especialmente o tipo sanguíneo O positivo. E credita o problema à baixa procura de doadores nos últimos dias.

“O ideal é compareçam pelo menos de 80 a 100 pessoas por dia. E nós temos tido, mais ou menos, que tem comparecido. Isso fez com que o estaque caísse do jeito que ta hoje”, explicou.

Cientes dos problemas, familiares de pacientes que necessitam das cirurgias fizeram campanhas nas redes sociais, pedindo a todos que façam doações. E a família de Dinair Peixoto não foi exceção à regra.

“Eu até fiz um apelo no Facebook. Nós criamos uma campanha pros familiares doarem e eles começaram a doar. Mas volto a pedir um apelo pra população, não só pela minha mãe, mas por todos que estão lá (aguardando cirurgia no HC)”, disse Alzenira Oliveira.

Cirurgias podem ser retomadas nesta quarta-feira

Em nota, a direção do Hospital de Clínicas informou que as cirurgias eletivas podem ser retomadas a partir desta quarta-feira, 23.

Confira abaixo a nota na íntegra.

A Direção do Hospital de Clinicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que possivelmente amanhã, 23 de maio, os atendimentos cirúrgicos eletivos serão normalizados.

Saiba Mais

HC-UFU suspende cirurgias eletivas devido ao baixo estoque no banco de sangue

Informações: Kátia Medeiros

LEIA TAMBÉM!