Geral

Como organizar o tempo para estudar?

Enviado por: Redação V9 13/04/2017

Minicurso abordará o tema apresentando conceitos e práticas aos alunos (Imagem: Milton Santos)

A cada novo semestre que se inicia, a rotina é a mesma: fazer um calendário para anotar as datas de trabalhos e provas. Assim se organiza Letícia Gonçalves, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU. “Gosto de fazer isso para colocar metas e, quando alcanço, me dá sensação de dever cumprido e não me sinto perdida”, conta.

Guilherme Telini faz Odontologia no Campus Umuarama e conta que faz listas e se organiza “dependendo da época, principalmente no final de cada período da faculdade”. Ele explica que gostaria de ser mais organizado “para melhorar a distribuição do tempo”.

De acordo com Aluísio Alves, pedagogo que atua na Divisão de Assistência ao Estudante da UFU (Diase), a organização do tempo contribui para “saber para onde se está indo e, assim, ter mais motivação”.

Os alunos que se interessarem em aprender técnicas para gerir o tempo terão essa oportunidade no minicurso “O coaching aplicado aos estudos universitários: projeto de vida e gestão do tempo”, que acontecerá nos dias 18 e 25 de abril, no Campus Santa Mônica. Mais informações são encontradas no Portal de Eventos da UFU.

Algumas dicas

O pedagogo Aluísio Alves, que ministrará o minicurso, indica alguns pontos principais que ajudam no dia a dia do estudante:

– Construir uma agenda de poucos dias e alimentá-la continuamente. Quando a programação fica muito longa, existe o risco de surgirem imprevistos que acabam invadindo a agenda e atrapalhando a execução das tarefas.

– Organizar o ambiente de estudos e procurar um lugar com boa iluminação e ventilação, por exemplo.

– Ter em mãos todo o material de que vai precisar logo que começar a estudar.

– Pensar na tarefa de estudar como uma ponte para alcançar objetivos. Esse pensamento traz motivação.

Comunica UFU

Comentários...