Corpo de Bombeiros continua a combater incêndio na Reserva Ecológica do Panga


O Corpo de Bombeiros de Uberlândia ainda está controlando um incêndio de grandes proporções que está o ocorrendo, desde terça-feira (12) na Reserva Ecológica do Panga, que fica a 30 km do centro de Uberlândia, às margens da MG-455, que liga a cidade até o município de Campo Florido.

Na manhã desta quinta-feira (14), os bombeiros afirmaram que já extinguiram os focos secundários e agora estão realizando o rescaldo, para evitar o retorno do incêndio. Perto de 20% da área da reserva, que possui pouco mais de 400 hectares, foi afetada pelas chamas.

Os bombeiros também relataram que viram e ouviram muitos animais nativos fugindo do local, enquanto que outros acabando morrendo por conta do incêndio.

A Reserva Ecológica do Panga é uma unidade de conservação, utilizada para pesquisa e ensino dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela é reconhecida como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da Portaria IBAMA, nº 072/97, de 4 de junho de 1997.

No local, já foram registradas 46 espécies de mamíferos, 310 espécies de formigas, 1.111 espécies plantas, 21 espécies de morcegos, 16 espécies de Anuros e 95 espécies de abelhas.

Outros dois grandes incêndios também afetaram outras áreas de Uberlândia: um na área no Clube Caça e Pesca, que os bombeiros também estão realizando o rescaldo, e outro às margens da rodovia BR-365, na saída para Ituiutaba.