Corpo de Bombeiros continua a combater incêndio na Reserva Ecológica do Panga

Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

O Corpo de Bombeiros de Uberlândia ainda está controlando um incêndio de grandes proporções que está o ocorrendo, desde terça-feira (12) na Reserva Ecológica do Panga, que fica a 30 km do centro de Uberlândia, às margens da MG-455, que liga a cidade até o município de Campo Florido.

Na manhã desta quinta-feira (14), os bombeiros afirmaram que já extinguiram os focos secundários e agora estão realizando o rescaldo, para evitar o retorno do incêndio. Perto de 20% da área da reserva, que possui pouco mais de 400 hectares, foi afetada pelas chamas.

Os bombeiros também relataram que viram e ouviram muitos animais nativos fugindo do local, enquanto que outros acabando morrendo por conta do incêndio.

A Reserva Ecológica do Panga é uma unidade de conservação, utilizada para pesquisa e ensino dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela é reconhecida como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da Portaria IBAMA, nº 072/97, de 4 de junho de 1997.

No local, já foram registradas 46 espécies de mamíferos, 310 espécies de formigas, 1.111 espécies plantas, 21 espécies de morcegos, 16 espécies de Anuros e 95 espécies de abelhas.

Outros dois grandes incêndios também afetaram outras áreas de Uberlândia: um na área no Clube Caça e Pesca, que os bombeiros também estão realizando o rescaldo, e outro às margens da rodovia BR-365, na saída para Ituiutaba.

LEIA TAMBÉM!