COVID-19, Portugal saí da condição de país com mais mortes na Europa para país sem vítimas


De campeão de mortes e casos na União Europeia a único país sem mortes por covid-19 em 24 horas na região.

Portugal viveu dois extremos durante esta pandemia em um curto espaço de apenas três meses.

Na terça-feira (27/04), a Direção-Geral de Saúde de Portugal, órgão ligado ao ministério da Saúde do país, registrou em seu boletim 196 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e zero mortes.

O país de 10 milhões de habitantes acumulou mais de 834 mil casos e 16 mil mortes por covid-19 desde o começo da pandemia.

Em janeiro, Portugal liderava em número de casos e mortes por covid-19 no bloco europeu.

Nas últimas duas semanas de janeiro, Portugal havia registrado a taxa de infecção por covid-19 mais alta da União Europeia: 1.429,43 por 100 mil habitantes, segundo os dados do Centro Europeu para a Prevenção e controle de Enfermidades. O país também tinha a taxa de mortalidade mais elevada da União Europeia: 247,55 por milhão de habitantes.

Atualmente os números desabaram  a incidência da doença caiu de 1,4 mil para 67 para cada 100 mil habitantes e o país vive um momento de otimismo e reabertura.

Para chegar a este momento de otimismo, Portugal fechou as fronteiras para pessoas vindas de países com novas mutações do vírus, acelerou a vacinação e tomou medidas para confinar as pessoas em casa.