Criadores rurais precisam realizar recadastramento junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária

Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Fonte: Sérgio Murilo/Reprodução TV Vitoriosa

Quase 400 mil criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos de Minas Gerais precisarão realizar um recadastramento junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objeto é realizar a atualização de dados cadastrais junto ao órgão e evitar fraudes.

Para realizar o recadastramento, o produtor precisa procurar, pessoalmente ou por meio de um representante legal, um dos escritórios seccionais do IMA ou algum represente do órgão em seu município e preencher o questionário de recadastramento. O prazo termina no dia 30 de dezembro.

“Esse cadastramento é importante tanto para o IMA quanto o produtor rural. Para o IMA, é importante para atualizar esses dados cadastrais. Muitos produtores já faleceram e produtores que venderam suas propriedades continuam na nossa base de cadastro. Com esse recadastramento, a gente visa corrigir tudo isso”, explicou Anderson Cardoso, chefe do escritório seccional do IMA em Uberlândia.

O recadastramento é obrigatório em todo o estado. Aquele produtor que se esquecer de realizá-lo fica impedido de realizar certas atividades do setor, como a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e acesso a linhas de crédito.

Além disso, realizar o recadastramento junto ao IMA permitirá o acesso ao chamado Portal do Produtor, que visa agilizar certos procedimentos e serviços por meio da internet.

“Com isso, ele (o produtor) poderá tirar documento sanitário, dentro da casa dele ou no escritório dele. Vai poder emitir documento sanitário para trânsito, que é a GTA. Isso é muito importante para o produtor”, disse Anderson.

Em Uberlândia, a expectativa é que 3,8 mil criadores realizem o recadastramento. O escritório seccional do IMA no município fica na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, 360, Bairro Pampulha.

Informações no local: Carlos Vilela

LEIA TAMBÉM!