ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Curral Municipal recolhe e abriga provisoriamente grandes animais que estão soltos nas ruas de Uberlândia

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Para diminuir consideravelmente a incidência de animais de grande porte vagando pelas vias públicas, a Prefeitura de Uberlândia realiza um trabalho permanente de recolhimento e guarda provisória de equinos e bovinos. Uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD) está à frente do Curral Municipal, serviço com foco no bem-estar dos animais e destinado a eliminar a possibilidade de acidentes provenientes de sua presença nas ruas e avenidas do município.

Como funciona

Após receber informações por meio do (34) 3239-2629 ou 9.9886-8213, agentes municipais vão até o local indicado e executam o correto manuseio e transporte dos animais. Todo o processo é feito com muito cuidado por especialistas, veterinários e zootecnistas, em veículos destinados exclusivamente para a realização do serviço.

Conforme explica o diretor de fiscalização, Marlou Couto, os equinos e bovinos recolhidos são levados para o Curral Municipal, um espaço com estrutura adequada para recebê-los. “Muitas vezes, esses animais são deixados em algum local para pastar e acabam se soltando. Aí passam a perambular pelas ruas, o que representa perigo tanto para os motoristas e pedestres, quanto para eles. No curral, recebem alimentação, abrigo e cuidados veterinários específicos até que o proprietário seja encontrado e manifeste o desejo de reapropriação”, expõe.

Ao ser identificado, o dono é autuado em R$85 por deixar o animal sem os devidos cuidados em zona urbana e em outros R$128 por semana que o animal é abrigado no curral. Geralmente, após sete dias de permanência, o cavalo ou a vaca é recolhido por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio de uma parceria entre instituições. Nesta semana, seis equinos foram encontrados em vias públicas e são atendidos na unidade da SMAAD.

A parceria com a universidade também se estende para casos animais de grande porte com ferimentos graves e vítimas de maus tratos, que são encaminhados para tratamento em caráter de urgência no Hospital Veterinário.

O que fazer quando encontrar animal de grande porte em vias da cidade?

O atendimento à população em caso de flagrantes acontece diariamente em tempo integral, incluindo fins de semana e feriados. Para requerer o serviço, a população pode ligar nos telefones (34) 3239-2629 ou 9.9886-8213.

De acordo com o diretor de fiscalização, o serviço tem uma grande demanda diária e cumpre uma função essencial para o município. “É importante que a população se conscientize sobre o cuidado correto dos animais, principalmente com cavalos. Se encontrar algum perambulando pelas ruas, entre em contato conosco imediatamente. Nossa recomendação é que os motoristas não buzinem, gritem, toquem, sejam agressivos e nem fiquem piscando os faróis, uma vez que o animal pode se assustar e agir de modo inesperado”, afirmou.

Se deparou com algum animal de grande porte?

Ligue para a equipe do Curral Municipal
Serviço oferecido: transporte e abrigo provisório a animais de grande porte soltos nas ruas de Uberlândia
Informações e requerimentos: 34 3239-2629 (horário comercial) ou 99886-8213 (24h)

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!