Cursos gratuitos do Senai são porta de entrada para quem deseja ganhar conhecimento e experiência para o mercado de trabalho


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Uberlândia está com inscrições abertas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial (clique aqui para mais informações), que terminam em 28 de setembro. Essa é uma grande oportunidade para que adolescentes e jovens adultos ganhem conhecimento e experiência para entrar no mercado de trabalho.

A unidade do Senai do Bairro Santa Rosa, em Uberlândia, conta com dois prédios, que possuem salas de aula, laboratórios, biblioteca e oficinas com capacidade total para 2,2 mil alunos.

A equipe de reportagem conversou com a supervisora técnica Juliane Almeida. Ela explicou que os cursos são voltados para as áreas de eletroeletrônica, metalmecânica e automotiva e quem se interessar precisa passar por um processo seletivo.

“Alunos de 16 a 23 anos vem, fazem o processo seletivo e se inscrevem para o curso que melhor se adequar, que seja da área de manutenção elétrica, de eletricidade industrial, de tornearia mecânica, de automotiva. São cinco cursos, no geral, de aprendizagem, que a gente ta aberto”, disse.

Um alunos dos cursos oferecidos pelo Senai é Gabriel Maximiano, que atualmente trabalha em uma empresa que fabrica frascos para remédios veterinários. Ele afirma que aprendeu tudo o que sabe com o curso que fez e acredita que essa é uma chance que ninguém deve desperdiçar.

“Boa parte administrativa e da parte de manutenção elétrica e mecânica que eu conheço foi aqui, desde a parte mais básica até a mais complexa. Eu acho que perder a oportunidade de fazer um curso de graça é um desperdício, o curso é realmente bom, com prática, que é o ideal, que as empresas pedem”, disse.

Juliane Almeida lembra que o Senai também possui uma unidade no Bairro Roosevelt que oferta os mesmos cursos e que conhecimentos na parte prática são um ponto fundamental para quem deseja ingressar e crescer dentro do mercado de trabalho.

“Como o Gabriel disse, a parte prática é o nosso ideal: é a gente formar para a indústria uma mão de obra realmente capacitada e pronta para entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

Informações: Lourival Santos