DENÚNCIA – Saúde não estaria repassando à Central de Regulação liminar para transferência de pacientes


Os parentes de duas pacientes internadas em estado grave na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Pampulha questionam o motivo pelo qual a ação do Ministério Público determinando a transferência destes pacientes não chegou até o Centro de Regulação da Secretaria de Saúde do município.

Eles conseguiram a liminar do MP para a transferência, mas afirmam que os nomes dos parentes não constam na lista de pacientes aguardando vagas com urgência para hospitais especializados. Segundo a denúncia, o documento com o registro do pedido existe, mas não há o encaminhamento do órgão responsável. Com isso, essas pessoas temem que não exista a possibilidade de abrir a vaga para elas, pois elas não estariam registradas como pacientes que necessitam de um atendimento especial.

Eliane Aparecida Alves, de 54 anos, é uma das pacientes que está à espera de transferência. Ela é cardiopata e já teve dois Acidentes vascular cerebral (AVC). Segundo a denúncia da filha e genro de Eliane, ela está há dois meses neste processo de ser internada e receber alta, mas não consegue a vaga de internação pelo SUS.

Segundo a família, eles deram entrada na ação no MP no dia 17 e, segundo os familiares e o nome de dona Eliane não constava na Central de Regulação até a gravação da reportagem.

O segundo caso é da paciente Lauana Santos Andrade, de 24 anos, que tem uma doença degenerativa e está com dois tumores na cabeça. Ela está internada há um mês. O marido contou que tem a liminar, mas o MP informou que não pode fazer mais nada.

Segundo nota da Prefeitura de Uberlândia, as liminares chegam simultaneamente na Secretaria de Saúde e na Central de Regulação.

No caso da dona Eliane Aparecida Alves, ela está cadastrada no SUS Fácil e aguarda transferência. A liminar foi expedida no dia 25 e cadastrada no sistema de saúde dia 27.

Hoje pela manhã, a filha dela entrou em contato com a produção e informou que um cardiologista fez uma avaliação da paciente e constatou que apenas 27% do coração está funcionando.

Em relação à outra paciente, Lauana Santos Andrade, ela foi transferida da UAI no fim da tarde de ontem.

Bruna Brinques – Especial para o V9 Vitoriosa

Informações de Kátia Medeiros