Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é marcado por palestras de conscientização sobre o problema


O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em todo o planeta nesta segunda-feira, 10. E desde 2015, é promovida no país a campanha do Setembro Amarelo, criada justamente para alertar a população a respeito da problema.

Muitas empresas aproveitam a ocasião e também promovem palestras e campanhas para alertar seus funcionários a respeito do problema do suicídio. Entre elas está a TV Vitoriosa, que contou com uma palestra ministrada pela psicóloga Suziane Lopes.

A profissional também aplicou uma pequena dinâmica entre os funcionários da emissora e disse que o ambiente de trabalho também é importante para a prevenção do suicídio.

“Quando falo sobre trabalho, não é só o trabalho de ir fazer alguma tarefa. Falo também sobre o ato de relacionar com outras pessoas. (…) Então, com as outras pessoas que trabalham comigo, eu preciso também ter a empatia com o outro pra gente fazer esse círculo social muito bem”, disse.

Outro local que também promoveu uma palestra com a mesma temática foi a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Bairro Dom Almir, em que os palestrantes conversaram sobre o assunto com pacientes que aguardavam atendimento no local e ainda promoveram uma sessão de alongamento.

Thiago Rende, coordenador de equipe de estratégia de saúde da família, explicou que é importante falar sobre o problema por não existir um padrão sobre quem pode estar suscetível a tentar tirar a própria vida e a grande incidência de suicídios no país. Mas que o oposto acaba ocorrendo.

“Falar sobre o assunto é extremamente importante. As pessoas têm muito medo de falar por que acha que isso vai estimular o suicídio. Pelo contrário, a pessoa que tem o risco de suicidar dá sim o alarme, ela precisa ser ouvida. Nós precisamos entender de planejamento, de riscos que essa pessoa possa sofrer”, disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em torno de 11 mil pessoas se suicidam no Brasil todos os anos, o que retrata a importância de discutir o problema.

Confira abaixo uma entrevista com a psicóloga Résia Morais, que participou do programa Conexão Vitoriosa desta segunda-feira e deu mais detalhes a respeito do assunto.

Informações: Marina Caixeta