Dmae garante abastecimento de água em Uberlândia pelos próximos 20 anos

Carolina Vilela

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Carolina Vilela

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

dmae-garante-abastecimento-de-agua-em-uberlandia-pelos-proximos-20-anosUm dos maiores desafios de Uberlândia é garantir o abastecimento de água à população pelas próximas duas décadas. Desafio que será vencido após a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que está sendo construída pela Prefeitura de Uberlândia através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) do rio Araguari, na represa de Capim Branco. São mais de seis quilômetros de adutoras já foram instaladas nas obras de construção deste novo sistema.

Em dezembro será concluída a terraplanagem do terreno, em Tenda do Moreno – ao lado da escola da Comunidade -, no qual será construída a Estação de Tratamento de Água do Sistema Capim Branco. Até o momento, foram movimentados quase oito mil caminhões de terra no local. Das estruturas físicas que integram o projeto da nova ETA, fazem parte uma elevatória, um reservatório de 15 mil m³, filtros, decantadores, floculadores e uma unidade de tratamento de resíduos. Também já estão em construção, na margem esquerda da represa da Usina de Capim Branco I, as bases das instalações de captação de água, compostas de estação elevatória de água bruta, subestação elétrica, sala de controle e guarita.

Dmae garante abastecimento de água em Uberlândia pelos próximos 20 anos 3A previsão é que as obras que compõem a primeira etapa do Sistema Capim Branco, ao custo de R$ 264 milhões de investimentos, sejam entregues até final de 2017. A primeira etapa de Capim Branco estará apta a produzir dois mil litros de água por segundo, a mesma capacidade de Sucupira e Bom Jardim. Juntos, os três sistemas – Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim – poderão produzir 6 mil litros de água por segundo, a fim de abastecer Uberlândia até 2038 quando, estima-se, o município terá cerca de 1,5 milhão de habitantes. A segunda e terceira etapas de Capim Branco também foram planejadas para produzir – cada uma delas – 2 mil litros de água por segundo.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!