Em ruínas, antigo prédio de escola vira cenário da bandidagem


O antigo prédio da Escola Estadual Alda Mota Batista está em situação de abandono e servindo pra usufruto da bandidagem. O local que foi até incendiado na época da mudança de endereço, em 2016, até hoje aguarda inspeção da superintendência regional.

O estado de abandono começa com as calçadas cobertas de mato. Dentro do terreno o mato está mais alto ainda. Lixo por toda a parte. Garrafas, colchão, mangueira, são alguns dos objetos encontrados nos escombros onde era a escola.

Pelo corredor, durante muitos anos, passaram estudantes, crianças, adolescentes. Hoje está completamente abandonado. Parte da escola foi demolida. A escola mudou para outro bairro. Por aqui há ainda uma sala de aula, quadro negro. O local virou esconderijo para vândalos.

As paredes em ruínas deixam o cenário mais triste. Teto caindo, telhados arrancados, salas de aulas que viraram depósitos de lixo. Um ambiente propício para acúmulo de água e proliferação do Aedes Aegypti. Além da sujeira e do mato alto, existem indícios de que o lugar é frequentado por usuários de drogas.

Desde 2016 a escola mudou para o Bairro Jardim das Palmeiras 2. O antigo prédio, onde hoje existem apenas os escombros, estava em situação precária, foi incendiado e parte da estrutura demolida.

Na época da demolição a Secretaria de Estado de Educação informou em nota que a Superintendência Regional iria aguardar um parecer da defesa civil para realizar uma vistoria no local e avaliar o nível de comprometimento da estrutura do prédio. O problema é que quase quatro anos se passaram e até agora nada foi feito. Enquanto prefeitura e estado ficam no empurra-empurra, quem sofre é a população que mora no Bairro Tubalina.

Um terreno onde poderia ser construído posto de saúde, creche, ou qualquer outro benefício para os uberlandenses está a deus dará. dinheiro público jogado fora.

Kátia Medeiros