ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Exposição ‘Miniatura’, de pequenos casarões e igrejas, está aberta na Casa da Cultura

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

A arquitetura histórica de imóveis de séculos passados está, a partir de hoje, ao alcance das mãos na Casa da Cultura, que recebe até o dia 30 de junho, os pequenos casarões e igrejas de Edward Dias na exposição ‘Miniaturas’. As obras são reproduções fieis das edificações passadas, feitas com reboco de cimento, aplicação de argamassa e até pinceladas na horizontal para simular pinturas feitas com cal.

O trabalho, explica o artista, surgiu em 2009, logo depois que esteve em Tupaciguara (MG) para visitar uma tia. “Observei cada detalhe do antigo palacete da família e resolvi fazer uma maquete. Usei palitos para montar a estrutura da casa, as janelas e as portas”, conta. O artesão não se limitou à área externa: fez os móveis, exatamente iguais aos que mobiliavam a residência. O único toque de modernidade ficou por conta das lâmpadas de led que utilizou para simular a iluminação de dentro e de fora do palacete.

Das diversas construções feitas até hoje, Edward se recorda com carinho de algumas, como a réplica da Igreja do Rosário (patrimônio de Uberlândia), uma antiga fazenda (em Patrocínio, no Alto Paranaíba) e um casarão (do estado do Rio de Janeiro) que o artista conseguiu executar depois de receber algumas fotos enviadas pelo dono do local. “Considero essas edificações interessantes pelo fato delas serem duradouras e carregarem muita história. A engenharia do passado era muito diferente da que temos hoje e, mesmo assim, as construções continuam firmes e sólidas”, apontou.

Prestigie!

O quê: exposição ‘Miniatura’, de Edward Dias
Quando: a partir desta quinta-feira (1)
Onde: na Casa da Cultura, que fica na praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho (Centro Histórico de Uberlândia – MG)
Para mais informações: (34)3255-8252/ 9.91256778 ou casadacultura@uberlandia.mg.gov.br
Quer conhecer o trabalho do Edward? Clique aqui.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!