Geral

Festa da virada costuma ser marcada por superstições e tradições para começar bem o ano

Enviado por: Augusto Ikeda 31/12/2017

2018 começa nesta segunda-feira, 1º de janeiro, e para garantir que será um ano cheio de felicidades e realizações, muitas pessoas se apegam a superstições famosas durante a festa da virada.

Uma das mais conhecidas é a famosa tradição de utilizar roupas brancas durante a virada do ano para garantir paz. E o comércio já se prepara para isso desde cedo. “Desde o começo de dezembro, a gente já ta vendendo roupa para o réveillon”, revela à comerciante Guida Pereira.

Mas não é apenas o branco que costuma dominar as festas da virada. Há quem use o vermelho para encontrar um novo amor, verde para ter esperança, azul para começar o ano com bastante saúde e amarelo em busca de uma vida financeira melhor.

A ceia de ano novo também é motivo de superstição para muita gente. Na mesa de muitas famílias, não pode faltar à romã, que é vista como símbolo de fartura e fertilidade. Outras frutas também costumam ter alguns significados, como a uva, figo, maçã, melancia; além de folhas de louro e castanhas dos mais variados tipos, como nozes e avelãs.

Se há um alimento que também não pode faltar na mesa de muita gente é a lentilha, que costuma simbolizar abundância. O empresário Guilherme Miranda explica que a produção do alimento também costuma aumentar no final do ano, justamente por conta da superstição.

“As pessoas procuram muita lentilha. A produção da lentilha já reforça, por que sabem que o produto, nesse período, vende com força”, disse Guilherme.

Mas também existem aquelas pessoas que não se apegam a nenhuma superstição e não acreditam em nada dito pelo folclore popular. “O que a gente come durante a semana, durante o mês, a gente come no dia. Não tem diferença nenhuma não”, disse um senhor, para a equipe de reportagem da TV Vitoriosa.

Informações: Camila Rabelo

Comentários...