Geral

Festival de Inverno de Ginástica Artística recebe grande público

Enviado por: Augusto Ikeda 18/06/2017

Com a presença de um grande público no G4 do Campus Educação Física, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos participaram neste sábado (17) do Festival de Inverno de Ginástica Artística promovido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Na primeira parte do evento, 110 alunos da iniciação fizeram performances solo, de salto e trave. Na segunda parte do festival, os 25 atletas do alto rendimento se apresentaram em todas as modalidades. Os primeiros colocados levaram condecorações e os demais atletas receberam medalhas de participação.

Para o diretor-geral da Futel, Silvio Soares dos Santos, o Festival de Inverno superou as expectativas. “A ginástica artística requer muita dedicação e disciplina. Esta foi uma oportunidade que nossos alunos tiveram de mostrar os fundamentos e técnicas em cada modalidade. Além disso, enfrentaram a ansiedade e o nervosismo, que são situações absolutamente normais quando se apresentam diante de um grande público”, disse.

De acordo com Analu Guimarães, a ginástica tem contribuído muito na formação e disciplina de sua filha Maria Clara, de oito anos. “Ela começou aqui na escolinha da Futel em fevereiro e está adorando. Creio que o esporte é muito bom em todos os sentidos”, apontou.

Frequentando a escolinha da Futel há sete meses, Kevin Felipe, de 13 anos destacou a importância da ginástica em sua vida. “Além do aprendizado, tem o lado da disciplina e o ganho físico e muscular. É muito bom ter a oportunidade de estar aqui”, citou.

Os atletas que compõem o grupo de alto rendimento se preparam para o Campeonato Estadual, Torneio Nacional e Campeonato Brasileiro, enquanto os alunos da iniciação na modalidade aprimoram os fundamentos para disputar o Campeonato Escolar, no dia 1º de julho, em Belo Horizonte.

Aulas diárias

A ginástica artística da Futel é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio G4 do campus Educação Física. Tanto na escolinha quanto no alto rendimento os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo. As crianças, adolescentes e jovens são divididos por nível de conhecimento. As matrículas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o segundo semestre deste ano.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...