Filial de empresa de couros em Uberlândia demite 40% de seus funcionários


Na última segunda-feira, 2, a filial da JBS Couros em Uberlândia deu início ao processo de dispensa de mais de 290 funcionários, o que corresponde a 40% do total de trabalhadores da empresa na cidade.

Wilton Silva, um dos empregados dispensados, trabalhava na companhia há apenas um ano e seis meses e disse que os funcionários já estavam aguardando as demissões.

“O diretor da empresa reuniu com a gente uma semana antes, falando que o mercado do couro não estava muito legal. A gente ficou aflito e esperando pra ver quem que ia ficar e quem não ia”, disse.

Já Carlos Luiz da Silva, que estava na empresa há sete anos, demonstrou preocupação para conseguir arrumar um novo emprego. “Pra nós é muito ruim. A gente fica pensando assim: ‘quando que vou arrumar outro emprego do jeito que tá?”, comentou.

O que também pegou os trabalhadores de surpresa foi o fato de que havia a expectativa do aumento da produção após férias coletivas, que ocorreram no meio do ano, após um acordo firmado no Vietnã, que, aparentemente, não se concretizou.

Acordo

Nilton Parreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Coureiros de Minas Gerais, explicou que foi realizado um acordo entre funcionários e patronato para conseguir resolver a situação.

“Chegamos a um acordo de 1200 reais para cada trabalhador dispensado e uma cesta básica, no valor de 175 reais, até o mês de janeiro”, disse Nilton

Além disso, o presidente do sindicato também confirmou a informação de que, segundo a empresa, o mercado coureiro está em baixa, o que forçou a dispensa dos funcionários. E a JBS Couros também disse que espera voltar a contratar quando a situação melhorar.

Informações no local: Vinícius Lemos