HC-UFU promove série de eventos relacionados ao Dia Mundial da Sepse


Durante esta semana, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realizará uma série de eventos relacionados ao Dia Mundial da Sepse, doença pouco conhecida pela população.

A enfermidade, também conhecida pelo nome de septicemia, é uma infecção grave do organismo que é causada por uma infecção primária, que tenha acometido algum órgão. E a resposta do corpo costuma causar lesões em seus próprios tecidos e outros órgãos.

Maria Márcia Caetano, enfermeira responsável pela coordenação dos eventos, disse que a ideia é conscientizar a população geral sobre a doença. “Iremos estender esse trabalho pra fora, trabalhar com o público leigo, esclarecer sobre o que é sepse. As pessoas desconhecem esse grave problema de saúde pública”, explicou.

Os principais sintomas da sepse, segundo Maria Márcia, são febre alta, dificuldade em respirar, taquicardia (coração acelerado), fraqueza, confusão mental e queda da pressão arterial. Se a doença não for diagnosticada e tratada rapidamente, esses sintomas podem evoluir para choque séptico ou a disfunção de múltiplos órgãos, que costumam ser fatais.

Não são precisos grandes cuidados para evitar o aparecimento da doença. “Higiene das mãos, uma higiene correta, manter o calendário de vacinas atualizado, principalmente em crianças e idosos e evitar a automedicação”, disse Maria Márcia.

Informações no local: Vinícius Lemos