Horto Municipal doará 40 mil mudas de árvores; Saiba a espécie adequada para plantar em casa

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Às vésperas do período chuvoso, equipes da prefeitura intensificam produção e realização de serviços

Para impulsionar o desenvolvimento de uma cidade mais verde e incentivar o plantio correto de árvores, a Prefeitura de Uberlândia espera doar, nos próximos meses, mais de 40 mil mudas para propriedades rurais e urbanas. O Horto Municipal recebeu uma série de melhorias desde o início do ano, ação que resultou em um aumento considerável da produção de plantas e insumos.

Quem quiser plantar uma árvore no quintal ou na calçada de casa pode ir até o horto e retirar, gratuitamente, as mudas específicas e apropriadas para seu imóvel. No local, a pessoa recebe orientações sobre a forma mais adequada de fazer o plantio. “Qualquer cidadão pode retirar uma muda durante o ano para plantio em sua calçada, por exemplo, após a orientação com os técnicos do Horto Municipal. Existe uma norma que autoriza uma árvore a cada 10 metros, mas é preciso ficar atento ao espaço adequado e a característica da espécie antes de fazer o plantio. Por isso é importante receber essas informações técnicas por parte de nossa equipe”, explica o Edimar Peixoto do Amaral, coordenador do Núcleo de Produção de Mudas do Horto Municipal.

Qual o tipo ideal de árvore

Horto municipal prevê doação de mais de 40 mil mudas para propriedades urbanas e rurais nos próximos meses

Nas calçadas sem fiação elétrica, é recomendável o plantio de espécies de pequeno e médio porte, como chorão, quaresma e cássia imperial. Já nos locais que estão abaixo da rede elétrica, as árvores permitidas são, exclusivamente, as de pequeno porte, como resedá, ipê-mirim, calistemo, hibisco e flamboyant-mirim. Para conhecer as espécies disponíveis no horto, clique aqui.

Além da zona urbana, o Horto Municipal vai aproveitar o período de chuvas para distribuir mudas para as áreas rurais de Uberlândia. “Todos que tiverem uma propriedade rural no município podem nos procurar com um documento que comprove a propriedade, que fazemos a doação de acordo com a análise técnica da característica da área, o tamanho e a indicação da espécie correta”, afirmou o coordenador.

O horto fica localizado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães e a avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone 32136676.

Podas

Nas vésperas do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensificou os trabalhos de podas de árvores em Uberlândia. Os serviços seguem o cronograma anual de ações, com o intuito de recuperar áreas prejudicadas pelo plantio inadequado, provocando danos à rede elétrica, acessibilidade, segurança e à estrutura do espaço público.

.Segundo o assessor técnico da SMMA, Anderson Alves de Paula, esse trabalho é necessário devido ao recorrente plantio inadequado de espécie por parte da própria população.  “A população precisa se conscientizar que não pode fazer o plantio de nenhuma espécie antes da análise técnica das condições da área e do entorno, pois uma atitude como esta, mesmo que bem intencionada, pode se tornar um problema para o futuro”, explicou.

Quem quiser solicitar a poda de árvores na calçada em frente à residência precisa, necessariamente, se dirigir ao Núcleo de Protocolo da Prefeitura e comprovar a propriedade do imóvel. Se a vegetação estiver na rua, canteiro central, praças ou demais logradouros, basta solicitar junto ao Serviço de Informação Municipal (SIM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (34) 3239-2800.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!