Idosa com inflamação no pé morre na UAI durante espera por transferência


Uma idosa morreu nesta terça-feira, 4, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Roosevelt, zona norte de Uberlândia, enquanto aguardava uma transferência para um dos hospitais públicos da cidade. A equipe da TV Vitoriosa chegou a fazer uma reportagem com a família clamando às autoridades pela transferência, mas, logo após a veiculação no Chumbo Grosso 1ª Edição, Maria Auxiliadora de Brito, de 71 anos, não resistiu.

De acordo com a gestora de Recursos Humanos (RH) Rosimeire de Brito, a rotina da família nos últimos tempos era de idas e vindas à UAI, por conta da mãe, internada desde o dia 17 de março. Maria Auxiliadora apresentava uma inflamação no dedo mínimo do pé.

Sem conseguir uma vaga para cirurgia de emergência, de lá para cá a situação piorou, e a idosa, que chegou andando na unidade de saúde, não se levantou mais. De acordo com a família, a Prefeitura informou que a paciente entrou na fila da regulação e espera pela transferência. Após dez dias de internação, o risco de perder o dedo fez a filha ir à justiça. Um mandado exigindo a transferência em caráter de urgência foi expedido, mas não foi cumprido.

A punição para cada dia de descumprimento foi elevada de R$ 10 mil para R$ 50 mil, imposta ao município. O temor da filha era a evolução do quadro clínico para a necessidade de amputação do pé, ou até mesmo o óbito.

Infelizmente foi o que aconteceu.

Repórter no local: Carlos Vilela