Jovens de 15 a 29 anos podem fazer a Identidade Jovem, que dá direito a meia entrada e gratuidade em viagens

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Desde dezembro de 2016, está em vigor no país a chamada Identidade Jovem, também conhecida apenas com ID Jovem. Esse documento possibilita o acesso de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, a meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de gratuidade em viagens interestaduais.

Para aqueles que desejarem emitir o documento, é preciso baixar um aplicativo para celular ou fazer a requisição pela internet (clique aqui para acessar o site). Para poder fazer parte do programa, ainda é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no cadastro único do Governo Federal.

Depois, é oferecido um código digital, que deve ser apresentado quando a pessoa desejar ter o desconto em eventos e viagens. Uberlândia já é uma das cidades que aderiu ao programa. Segundo a prefeitura, 23 mil jovens do município já estão cadastrados no programa.

Uma das pessoas que está fazendo uso do benefício é o estudante Luiz Barros, de 27 anos. Ele, por exemplo, viajou de ônibus para o Rio de Janeiro, e gastou apenas 123 reais com uma viagem que teria um custo normal de 400. “A passagem de volta eu paguei por 23 reais (valor referente apenas a impostos), e a de ida eu ganhei 50% de desconto”, disse.

Informações no local: Camila Rabelo

LEIA TAMBÉM!