Justiça nega pedido de reabertura de leitos fechados no HC-UFU durante pandemia


A Justiça Federal de Uberlândia negou pedido de reabertura dos leitos de UTI fechados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) durante a pandemia da Covid-19. O pedido foi feito pelos ministérios públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), que cobravam a reativação de todos os leitos hospitalares e a decisão de indeferimento é do juiz Lincoln Rodrigues de Faria.

Segundo a ação civil foram aproximadamente 100 leitos fechados, mas a direção da UFU informou que são 44. Antes da pandemia eram 506 e, atualmente, existem 462 leitos ativos.

O Ministério Público ainda processou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), no intuito de requerer o reinício de atendimento em todos os ambulatórios no local, já que os exames também foram suspensos.

Para o juiz não houve irregularidade, o hospital seguiu estritamente o plano de contingência de enfrentamento ao coronavírus e o processo foi arquivado.