Livro de Carlos Monarcha, publicado pela Edufu conquista segundo lugar no Prêmio Jabuti


Assinado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus Araraquara) Carlos Monarcha e publicado pela primeira vez em 2016 pela Editora Edufu, A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX) é um títulos que integram a coleção “História, pensamento, educação”, publicada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) e dirigida pelo professor Décio Gatti Júnior. A qualidade do livro foi atestada recentemente na edição 2017 do Prêmio Jabuti – concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e considerado o mais importante da literatura brasileira -, com a obtenção da segunda colocação na categoria “Educação e Pedagogia”. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá no próximo dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

De acordo com a sinopse da obra, que pode ser adquirida por R$ 45,00 no site da Edufu, ela é “o resultado de um “empenho [pessoal] em apreender, nas dimensões diacrônica e sincrônica, as fluentes pressões políticas, sociais, culturais, econômicas e demográficas nos domínios da instrução pública, nos séculos XIX e XX (até o Estado Novo). A base para essa apreensão se estruturou em amplo e detalhado leque de fontes […]. A instrução pública vem sendo estudada nesse período, mas quase sempre com um foco determinado, o que, sem desmerecer a literatura já publicada, deixa ao leitor a tarefa de apreender as diacronias e sincronias. Este livro articula essas dimensões e provoca o leitor a novas reflexões.”

Prêmio Abeu

A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX) também pode conquistar em breve mais uma premiação. O livro de Carlos Monarcha está entre os três finalistas na categoria “Ciências Humanas” do prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A divulgação da classificação final e a cerimônia para entrega das premiações estão marcados no dia 18 de novembro, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, também em São Paulo.