Geral

Mutirão Cidade Limpa ganha reforço e inicia segunda etapa

Enviado por: Redação V9 29/03/2017

Com uma área total de 2,63 milhões de metros quadrados já limpos pelo Mutirão Cidade Limpa, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a segunda etapa do programa nesta quarta-feira (29), no bairro Prosperidade, região Leste da cidade. A força-tarefa teve início em janeiro deste ano e já percorreu toda a cidade com diversos serviços. Assim como anteriormente, será feita a limpeza, reforço na sinalização vertical, reparos com massa asfáltica nas ruas, retirada de entulhos, limpeza de bueiros e bocas de lobo, bem como capina e roçagem de canteiros centrais, praças e lotes vagos abertos. A intenção da administração municipal, nesse momento, é voltar aos bairros e reforçar o trabalho já executado.

Inicialmente serão percorridos os bairros Dom Almir, São Francisco, Celebridade, Prosperidade, Zaire Resende e Joana D’arc. Paralelamente os serviços – realizados permanentemente pela prefeitura – também serão mantidos normalmente em toda a cidade. O mutirão reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Trânsito e Transporte, Saúde e Obras, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em prol de uma Uberlândia melhor, mais limpa e organizada.

Conscientização da Comunidade é importante

Nesta segunda fase, a prefeitura fará a manutenção dos serviços de limpeza da cidade. “Vamos fortalecer nosso trabalho de conscientização junto à população para que tenhamos ajuda para manter nossa cidade limpa”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior. Ele explica que além de melhorar a aparência da cidade, o programa também ajuda a prevenir doenças e garantir a segurança da população. “Com o Cidade Limpa pode-se evitar sujeira, mau cheiro e mato alto, que atraem animais peçonhentos e insetos, comprometendo a segurança da vizinhança. Isso porque os problemas causados em decorrência da sujeira atingem toda a comunidade”, enfatiza.

Menos entulho, mais saúde

Uma novidade nesta segunda etapa é que carros de som percorrerão os bairros orientando os moradores a colocar objetos que não utilizam mais (e estão jogados no quintal) nas calçadas em horários pré-determinados. Os materiais serão recolhidos pelo caminhões do programa Cata-treco e terão a destinação adequada.

Xô Aedes!

Por essa razão, os Cata-treco podem ser considerados um apoio extra no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Com o reforço de caminhões do Dmae e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as equipes recolherão não apenas o que está acumulando água nos quintais. Também coletarão pneus, que terão a destinação correta. “Juntos, vamos trabalhar para que os cidadãos retirem todo o entulho que pode ser criadouro para o Aedes”, disse Dorovaldo Rodrigues Júnior.

E para ter bons resultados, o mutirão percorrerá os bairros mais críticos e com maiores índices do mosquito. “Aliado ao trabalho das outras secretarias, teremos agentes comunitários das unidades de saúde informando a população sobre os cuidados que devemos ter em relação ao mosquito e de que forma a comunidade pode participar do mutirão”, informou a coordenadora da Atenção Primaria em Saúde, Ana Rita de Faria, da Secretaria de Saúde.

Balanço da primeira etapa

Durante a primeira etapa do Cidade Limpa, com dados contabilizados até terça-feira (28), foram retirados 15.706 toneladas de resíduos das ruas e avenidas de Uberlândia, das quais 12.226 toneladas foram de entulhos e 3.480 toneladas de massa verde. Além disso, 3.390 bueiros e bocas de lobo foram limpos.

Um dos locais visitados anteriormente foi a praça Clarinda de Freitas, popularmente conhecida com Paris, no bairro Presidente Roosevelt. O espaço estava tomado pelo mato alto. Agora, após a capina e a roçagem, o aspecto é outro e bem melhor. “Eu achava uma pena ver um local perto de minha casa naquela situação. Agora tenho prazer em fazer minhas caminhadas todas as manhãs”, disse o aposentado Mário Evangelista Almeida.

SECOM

Comentários...