ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Outubro Rosa – Unidades do São Jorge e São Gabriel realizam exames em horário especial

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

As equipes de saúde da região sul de Uberlândia se mobilizaram com a campanha do Outubro Rosa e ampliaram o horário de atendimento para facilitar que mais mulheres façam os exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero. As ações acontecem nesta semana e envolvem algumas unidades dos bairros São Jorge e São Gabriel.

Nessa segunda-feira, a equipe do São Jorge I estava pronta para o atendimento das 17h às 20h. Na sala de espera, foram lembradas as doenças e a importância da alimentação saudável para as mulheres que aguardavam para realizar a coleta da citologia (papanicolau).

A expectativa da enfermeira e coordenadora da unidade é atender uma média de 20 pacientes neste horário. “Queremos estimular ainda mais o diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Ao abrir as unidades neste horário, estamos ajudando aquelas mulheres que não conseguem fazer o acompanhamento devido ao horário de trabalho ou afazeres do dia a dia”, explicou Helaine Aparecida.

A dona de casa Robiane Braga da Silva compareceu à unidade no horário especial e aprovou a iniciativa. “Muitas mulheres não fazem o acompanhamento por falta de tempo. Com isso, acabam adiando estes exames que são importantes para a nossa saúde”, disse.

São Jorge e São Gabriel

Na terça-feira e quarta-feira é a vez das unidades São Jorge V e São Gabriel atenderem as mulheres no horário especial. Para a coordenadora das unidades da região sul, essa oferta de exames intensificada é essencial para a saúde da mulher. “Todas as unidades estão envolvidas, aumentando a oferta de exames citopatológicos, trabalhando com salas de espera, rodas de conversas e mutirões. Anualmente, são diagnosticados 60 mil novos casos de câncer de mama, e ações como essas são essenciais, uma vez que o índice de cura pode chegar a 95% quando diagnosticados no início”, afirmou.

Confira o horário de atendimento especial nas unidades participantes:

24/10

– UBSF São Jorge V
17h às 21h – Coleta de citologia e solicitação de mamografia no horário do trabalhador.

– UBSF São Gabriel
17h às 20h – Coleta de citologia e solicitação de mamografia no horário do trabalhador.

25/10

– UBSF São Jorge V
17h às 21h – Coleta de citologia e solicitação de mamografia no horário do trabalhador;

– UBSF São Gabriel
17h às 20h – Coleta de citologia e solicitação de mamografia no horário do trabalhador.

– UBSF SÃO JORGE II e III
18h  às 20h – Coleta de citologia e solicitação de mamografia.

Outras atividades do Outubro Rosa

24/10

– UBSF Taiaman II
9h – Dia do Aconchego Rosa. Palestras, aula de maquiagem, apresentações e momento especial para a mulher em uma van decorada de rosa.

25/10

– UAI Planalto
8h – Sala de espera mais elaborada com palestra e distribuição de flores.

– UBSF Shopping Park I,II e III
13h às 17h – Palestra sobre câncer de mama e de colo do útero. Café da manhã com frutas, sorteio de brindes e aula de zumba.
Local: Unidade do Shopping Park I.

28/10

UBSF Campo Alegre
8h às 17h – Ações de prevenção, sala de espera e coleta de citologia e solicitação de mamografia.

Miraporanga

31/10

– 8h – Oficina de Práticas Laborais

LEIA TAMBÉM!