ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Prefeitura realiza segunda etapa de soltura de peixes

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

A Prefeitura de Uberlândia realiza, nesta quinta-feira (23), a segunda etapa da ação que visa soltar 12 mil peixes na bacia hidrográfica da região. Após a soltura de quatro mil exemplares no rio Araguari no início deste mês, é a vez do rio Tijuco receber os seus novos moradores. A ação visa contribuir com a biodiversidade aquática e despertar a conscientização sobre a importância de zelar com o meio ambiente.

A soltura acontece a partir das 14h. A primeira etapa aconteceu no último dia 9, no rio Araguari. O local também é o ponto escolhido para o restante dos exemplares incorporarem a natureza.

Reprodução

Os peixes soltos pertencem à espécie pacu-caranha (Piractus mespotamicus) e estão na fase juvenil, com 12 a 15 cm. Os animais, que podem alcançar 50 cm, apresentaram uma considerável queda populacional nos últimos anos por uma série de fatores. Todo o projeto é executado pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e pretende fomentar a reprodução dos peixes nos próximos anos.

Os animais libertos começaram a ser cultivados em fevereiro deste ano, nas dependências do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), já com o objetivo de integrar a natureza. A intenção da secretaria é ampliar o projeto para o próximo ano, incluindo outras espécies nativas.

Apesar dos vários efeitos positivos práticos gerados com a ação, a secretária municipal da pasta, Walkíria Naves, explica que a soltura tem um viés, sobretudo, de conscientização. “É um projeto com caráter educativo. Queremos mobilizar a sociedade que cada um pode fazer sua parte para contribuir. A Prefeitura está fazendo a parte dela, devolvendo aquilo que tiraram da natureza”, ressaltou.

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!

Prefeitura de Patrocínio adia 70ª Corrida Nacional da Fogueira

Atendendo às medidas de prevenção ao …

Morre em Uberlândia Ana Maria Melo, mãe do padre Fábio de Melo

Dona Ana Maria, mãe do Padre Fábio …

Motorista é preso com 6KG de maconha e afirma que foi obrigado a transportar o material

Um homem, que não teve a …

ANÁLISE: O crime está ganhando

É inadmissível, vergonhosa e revoltante a …