ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Prefeitura reativa laboratório de reprodução de peixes do Cetaf

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Pesquisadores do município conseguiram 70 mil larvas na primeira desova de animais

Em março deste ano, a Secretaria Municipal de Agropecuária iniciou a reestruturação e reativação do laboratório de reprodução de peixes do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), que estava com as atividades suspensas desde 2016. Nos últimos dias, os servidores do município conseguiram grandes resultados no local, obtendo 70 mil larvas de carpa ornamental por meio de reprodução semi-artificial.

Em janeiro, o espaço estava com todo o equipamento desmontado e inutilizado. O primeiro passo da equipe da prefeitura foi revitalizar o maquinário, que incluiu a completa higienização e a montagem de 14 encubadoras de até 220 litros.

Com a estrutura pronta para as pesquisas, a equipe da Prefeitura transportou alevinos de carpas ornamentais, que habitavam os reservatórios do Aquário Municipal, no Parque do Sabiá, para a sede do Cetaf, no bairro Chácaras Tubalina. No laboratório, os animais se reproduziram por hipofisação (técnica semi-artificial orientada que otimiza o processo natural).

No fim de outubro, após um trabalho minucioso, aconteceu a primeira desova, que resultou em mais de 70 mil larvas de carpa colorida. “Foi uma grande vitória o todo esse processo que começou com o retorno das atividades do laboratório até conseguirmos, em menos de um ano, o desenvolvimento dos alevinos para atingir este ótimo resultado reprodutivo”, comentou Marília Parreira, coordenadora do núcleo operacional da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Algumas dessas larvas serão transportadas para os reservatórios do Aquário Municipal e outras permanecerão no Cetaf. A intenção da secretaria é, a partir da criação desses peixes, consiga fomentar projetos em parceria

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!