Geral

Procon realiza atendimento itinerante no Dia Internacional do Consumidor

Enviado por: Redação V9 13/03/2017

Na próxima quarta-feira, 15, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) levará profissionais à praça Tubal Vilela para atendimento gratuito à população. O órgão de proteção municipal participa, na ocasião, de um evento idealizado em parceria com a subseção Uberlândia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

Na prática, servidores do Procon estarão à disposição para receber as reivindicações dos consumidores, bem como realizar orientações jurídicas, das 9h às 16h. Também durante este horário, advogados da OAB farão atendimentos à população sem a necessidade de agendar horário, enquanto a CDL oferecerá consultas ao SPC e receberá currículos de quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Os interessados devem comparecer ao local munidos com cópias de documentos pessoais, de contratos firmados entre as partes e comprovantes da aquisição do bem (como boletos pagos), dos contratos de prestação de serviço e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

Esta é a segunda vez que o evento dedicado aos consumidores é realizado por meio da parceria. Em 2017, porém, a expectativa é que o encontro possa ocorrer uma outra vez até setembro, não apenas no dia 15 de março. “É uma ação importante que o Procon faz questão de participar, sobretudo, porque tem o compromisso de buscar ser um agente de promoção do equilíbrio nas relações de consumo”, disse a superintendente do Procon local, Chelara Freitas.

Sobre a data

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 15 de março de 1983, em homenagem a um discurso feito (na mesma data só que em 1962) pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Durante exposição, o líder americano salientou que “Consumidores somos todos nós” e lembrou os direitos que os consumidores deveriam ter quanto à segurança, à escolha, à informação e a serem ouvidos.

Por conta disso, vários países começaram a debater o assunto e transformaram o resultado de suas afirmações em objetos de estudos relacionados às relações de consumo. E foi justamente em virtude desse fato histórico que a data passou a ser considerada importante na luta pela defesa dos diretos dos consumidores no mundo todo.

Fique por dentro
Data: Dia Internacional do Consumidor
Quando: 15 de março
Local: praça Tubal Vilela, Centro
Evento: atendimentos ao público do Procon, OAB e CDL
Horário: 9h às 16h

SECOM

Comentários...