Secretaria de Meio Ambiente de Araguari dá destino reciclável a pneus descartáveis

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Fonte: Divulgação Prefeitura de Araguari

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Araguari disponibiliza o chamado Ecoponto de Pneus, localizado na estrada vicinal que dá acesso à região da Ponte Preta, para que seja feito o descarte adequado e a reciclagem desse tipo de resíduo.

Os pneus podem ser transformados em combustível para a indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha, tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.

“Com o crescimento da frota de veículos do Brasil, aumenta também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogados de forma descuidada, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira Costa, assessor da Secretaria.

O descarte de pneus é um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. Em 2016, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostrou que mais de 280 mil toneladas de pneus foram levadas para a reciclagem.

Logística

Segundo Luiz Cláudio, para que a destinação dos pneus acontecesse, foi necessária uma parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses, para que, juntas, as duas equipes carregassem a carreta que fará o transporte dos pneus.

ASCOM Prefeitura de Araguari

LEIA TAMBÉM!