ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Secretaria Municipal de Cultura promove cadastramento de violeiros de Uberlândia

Augusto Ikeda

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo, até o dia 31 de julho, um cadastramento com os violeiros da cidade. A ação faz parte de um mapeamento organizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), como forma de transformar a arte em patrimônio imaterial do estado.

O violeiro Pedro das Gerais, como é conhecido, se apaixonou pela viola em 2001, e não parou de tocar o instrumento desde então. “A viola caipira entrou na minha vida em 2001. Já tocava violão, mas de 2001 até hoje, só viola. Eu gostava de cantar musicas regionais, aqui na nossa região a cultura da viola é muito rica”, afirmou.

Além de ser cantor, compositor e professor, Pedro das Gerais também já construiu mais de 128 violas caipiras. E disse que decidiu entrar nesse meio após ter dificuldades ao comprar o instrumento.

“O objetivo maior é que no final desse levantamento em cada um dos municípios, o governo tenha em mãos dados pra homologar a viola e os fazedores de viola como patrimônio imaterial de Minas Gerais”, explicou Mônica Debs, a secretária municipal de cultura.

O formulário para cadastramento está disponível na Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Avenida Anselmo Alves dos Santos, número 600, no Bairro Santa Mônica.

Informações no local: Camila Rabelo

LEIA TAMBÉM!